Concursos e Editais

Autorizada contratação de 1,9 mil servidores temporários para garantir proteção de terras indígenas; edital em breve

O Governo Federal autorizou a contratação de 1.938 novos servidores temporários para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) com o objetivo de fortalecer estratégias de proteção territorial e o cumprimento de decisões judiciais que garantem os direitos dos povos indígenas e a preservação ambiental.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira, 31 de dezembro, a partir de portaria conjunta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério dos Povos Indígenas (MPI). A medida atende a uma necessidade temporária de excepcional interesse público para a proteção de povos indígenas isolados e de recente contato; a fiscalização e desintrusão de terras indígenas invadidas; e a execução de ações determinadas pelas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 709, 760 e 991.

A contratação é considerada determinante em um momento de crescente pressão sobre os territórios indígenas, como o avanço do garimpo ilegal e a degradação ambiental.

MUNDURUKU — A Funai é um dos mais de 20 órgãos que integram a operação de desintrusão na Terra Indígena Munduruku, no Pará. A ação, em curso desde novembro de 2024, reúne IBAMA, ICMBio, Força Nacional, entre outros, para combater as atividades ilegais e proteger a integridade da terra indígena e a segurança das comunidades locais.

FISCALIZAÇÃO – Entre os desafios enfrentados pelas autoridades na região, destaca-se o impacto social do avanço de atividades ilícitas, como o aumento de casos de malária e a contaminação de rios utilizados pelas comunidades. O Governo Federal reforça que a intensificação da fiscalização ambiental e das operações conjuntas é essencial para assegurar a soberania nacional e a preservação da biodiversidade.

COMBATE – Com as novas contratações, o governo potencializa a Fundação e sua integração com os diversos órgãos envolvidos na proteção territorial, intensificando o combate às ameaças que comprometem o futuro das Terras Indígenas e da Amazônia como um todo.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Dois anos após os ataques golpistas de 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF)…

08/01/2025

Morre Silene Farias, importante ativista cultural do Estado do Acre

Do ac24horas -- A ativista cultural Silene Farias, uma das personalidades mais marcantes da cultura…

08/01/2025

Adriano quer unidade de propósito nas emendas parlamentares!

O deputado federal José Adriano (PP) que assumiu o cargo após a eleição de Gerlen…

08/01/2025

Escola de Música do Acre inicia rematrícula de alunos em cursos presenciais e online

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Escola de Música…

08/01/2025

Torturadores de facção são alvos de operação da PF no Acre

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado do Acre – FICCO, integrada…

08/01/2025

Calor vai predominar, mas chuva pode cair a qualquer hora de hoje (8)

O Acre terá uma quarta-feira marcada por calor, sol entre nuvens e possibilidade de chuvas…

08/01/2025