Destaque

Pesquisa: 58,7% dos acreanos mais pobres, com renda de até 2SM, pretendem presentear amigos e familiares neste Natal

Em Rio Branco, o Natal de 2024 promete movimentar o comércio local, com expectativas moderadas tanto para consumidores quanto para empresários. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio Acre, com 201 consumidores e 108 empresários, apresenta um panorama detalhado das tendências de consumo e estratégias do mercado para o período natalino.

O estudo revelou que “roupas” permanecem como os presentes mais desejados pelos consumidores, representando 45,1% das intenções de compra, seguidas de brinquedos (19,2%) e calçados (15,6%). A maioria dos consumidores planeja gastar até R$ 200,00 (68,5%), priorizando pagamentos à vista (66,1%).

A renda média mensal dos entrevistados mostra que 58,7% ganham até dois salários mínimos, o que limita os gastos em datas festivas. No entanto, 56,2% pretendem manter ou aumentar os gastos em relação ao Natal de 2023.

Para driblar os desafios econômicos, como desemprego e endividamento, 35,2% dos empresários apostam em descontos, enquanto 28,8% prometem eliminar juros no parcelamento das compras. Outros 28,4% planejam redução de preços.

De cordo com o assessor da presidência da Fecomércio Acre, Egídio Garó, “o Natal é uma data-chave para o comércio local. Estamos confiantes de que o planejamento estratégico dos empresários, aliado à busca por melhores ofertas pelos consumidores, trará resultados positivos. Mas é fundamental que o mercado permaneça atento às necessidades da população, oferecendo opções acessíveis e atrativas”.

Outro dado relevante é a baixa disposição para contratação de temporários. Apenas 32,4% dos empresários indicaram interesse em contratar, reforçando a cautela do mercado diante da atual conjuntura econômica.

Apesar dos desafios, 59% dos empresários esperam um aumento no volume de vendas em comparação ao Natal anterior. O pagamento do 13º salário é apontado como um dos principais impulsionadores, especialmente no início de dezembro e na semana natalina.

Com uma população atenta à pesquisa de preços, tanto em lojas físicas (53,5%) quanto online (23,5%), o comércio em Rio Branco enfrenta a tarefa de equilibrar preços acessíveis com qualidade e boas condições de pagamento.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Em 2024, a considerável evolução das políticas indígenas no Estado do Acre

Um marco na gestão do governador Gladson Cameli foi a retomada da Secretaria Extraordinária Estadual…

24/12/2024

NOVA CONECTIVIDADE amplia e moderniza comunicação de segurança pública no interior do Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública…

24/12/2024

“Modernização, incentivos e educação fiscal foram pilares das ações da Sefaz em 2024”, diz governo

Ao longo de 2024, a Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) reafirmou seu compromisso com…

24/12/2024

Mega da Virada 2024: quais são as chances de ganhar os R$ 600 milhões?

Fazer o jogo perfeito da Mega da Virada é o sonho de milhões de brasileiros…

23/12/2024

Ela divide opiniões no Natal: 5 razões para você dizer sim para a uva-passa

A uva-passa, muito lembrada na época do Natal e Ano Novo e motivo de discórdia…

23/12/2024

Homem é preso após agredir mulher com bebê no colo no meio da rua; veja vídeo

Um caso de agressão de um homem contra uma mulher terminou em prisão, na última…

23/12/2024