O Governo do Estado do Acre sancionou, nesta segunda-feira (16), a Lei nº 4.502/2024, que reformula o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) e oferece condições ampliadas para a regularização de débitos tributários relacionados ao ICMS. O novo programa busca beneficiar contribuintes e empresas, facilitando a quitação de dívidas com incentivos financeiros expressivos, além de fortalecer a arrecadação estadual em um momento estratégico para a economia local.
A principal novidade do REFIS 2024 é a ampliação dos descontos sobre juros e multas punitivas e moratórias. As condições variam de acordo com a modalidade de pagamento escolhida:
Pagamento à vista: desconto de 95% sobre multas e juros, garantindo maior economia para contribuintes que optarem por quitar a dívida em parcela única.
Parcelamento em até 12 vezes: redução de 80% sobre multas e juros.
Parcelamento em até 24 vezes: desconto de 70% nas mesmas condições.
Débitos de substituição tributária: De acordo com o Art.2º-A, publicado no diário Oficial, a penalidade tributária constante de auto de infração e notificação fiscal aplicadas com fundamento nas alíneas “o” ou “q”, isolada ou conjuntamente, do inciso III do caput do art.61 da Lei Complementar nº 55, de 9 de julho de 1997, na redação vigente até 26 de maio de 2020, decorrente da não emissão de documento fiscal correspondente a cada operação interna com mercadoria sujeita a substituição tributária ou a antecipação tributária com encerramento da fase de tributação, poderá, mediante requerimento do contribuinte, ser paga em parcela única, com redução de 99%, inclusive dos juros de mora, observado o disposto nos §§ 1º e 2º.
A Câmara dos Deputados aprovou um dos projetos de regulamentação da reforma tributária, que havia…
Um deslizamento de terra, que teve início na madrugada do último domingo, dia 15, na…
Em preparação para a disputa da final da Copa Intercontinental no Catar, Vinícius Júnior, atacante…
Uma reunião entre a Secretaria de Educação e representantes do Instituto Nosso Rumo, banca contratada…
Linha de Transmissão (LT) que liga Rio Branco (AC) aos municípios de Feijó (AC) e…
O piloto Wesley Evangelista Lopes, preso em Penápolis (SP), suspeito de transportar mais de 400…