Destaque

Ano de 2024 se encerra com bandeira tarifária verde na conta de luz

Bandeira Tarifária para o mês de dezembro será verde, anunciou nesta sexta-feira (29/11) a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Após a vigência da bandeira amarela em novembro, a expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos.

Sobre o anúncio, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro.

Com as bandeiras tarifárias, sistema criado pela ANEEL em 2015, o consumidor ganha um papel mais ativo na gestão de seu consumo de energia elétrica, ao conhecer previamente as condições e o custo de geração no País. O sistema reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas. Saiba mais.

Com as bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas. Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com bons hábitos de consumo que evitam desperdícios e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. Com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Deracre faz balanço da gestão e mostra obras espalhadas por todo o Estado

O governador Gladson Cameli e a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária…

29/11/2024

Viaduto da Avenida Ceará está quase pronto, garante prefeito de Rio Branco

Os pilares de sustentação do viaduto já estão praticamente prontos. As ferragens são montadas no…

29/11/2024

Vistoria constata sérios danos na Escola Estadual João Mariano da Silva

A equipe de manutenção predial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou…

29/11/2024

Bittar diz que seu trabalho é tentar manter a unidade da direita

O senador Márcio Bittar (União Brasil) afirmou que seu objetivo é unificar a direita, em…

29/11/2024

Uma voz solitária no deserto contra o adesismo ao poder

O eleitor da capital já se manifestou nas urnas reprovando esta legislatura da Câmara Municipal…

29/11/2024

PF deflagra operação contra corrupção nas eleições municipais de Rio Branco

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (29), a segunda fase da Operação Têmis, com o…

29/11/2024