Destaque

Rio Branco tem mais 32% de área verde e segue avançando em arborização, garante prefeitura

Atualmente, a capital Rio Branco, segundo dados do Mapa Biomas é a cidade mais arborizada do país com aproximadamente 32% do seu território verde, mas essa realidade é fruto dos investimentos feitos pela atual gestão municipal no replantio de árvores e recuperação do bioma, tendo em vista, o mesmo estudo, apontava que nos últimos 10 anos, a capital acreana sofreu um decréscimo na vegetação urbana quase que no mesmo percentual.

Atualmente, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), tem investido na produção de mudas de árvores e frutíferas, além de mudas de flores que ornamentam e embelezam a nossa cidade.

O viveiro da Semeia, no Horto Florestal, é o berçário dos vegetais, com mais de 200 espécies. A engenheira florestal, Amanda Rebeca de Souza, responsável pelo canteiro, explica como é o processo de produção

“Aqui ocorre o plantio via estaquia, via semente. Então aqui é a produção total no viveiro para todas as plantas que saem para a arborização da nossa cidade”.

Em três anos, a Prefeitura de Rio Branco, ainda fez o reflorestamento e recuperação de áreas como as da Universidade Federal do Acre (Ufac), Juarez Távora, Jardim Europa e outros, totalizando mais de 5 mil plantios de árvores no perímetro urbano da capital, como explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.

“Isso mostra o compromisso da gestão Bocalom, com a sustentabilidade, com o meio ambiente. Plantando, sempre plantando. Nós plantamos para mais de 5 mil árvores na cidade desde 2021. Nós produzimos nossas próprias mudas e o próprio composto também, que é feito na UTRE. E com isso, nós estamos tendo diferenças a nível de Brasil. Você tem uma ideia? A gente está com 32,8% de vegetação verde. Na capital de Rio Branco Acre, enquanto que a média a nível de Brasil é em torno de 11% e nós estamos com 32.8%, quase 33%, ou seja, três vezes mais que a média do Brasil em vegetação verde na cidade de Rio Branco, Acre”, disse.

Nasserala explicou ainda, da importância do verde no perímetro urbano nas cidades, não só para o quesito ornamentação, mas também para a qualidade de vida das pessoas.

“É um privilégio para a gente aqui da Amazônia. Segundo o Mapa Biomas é um tipo de pesquisa que é feito em todo o Brasil. Rio Branco é campeã brasileira. A capital campeã brasileira nos verdes na cidade. Assim, a vegetação verde na cidade faz com que a gente fique com um clima melhor e uma vida mais saudável”.

Além das áreas de vegetação da cidade, Rio Branco concentra ainda quatro grandes reservas ambientais no perímetro urbano da capital, sendo elas a do Amapá com mais de 5 mil hectares, a do Horto Florestal com 17 hectares, a APA do Raimundo Irineu Serra com 909 hectares e a do São Francisco com 30 hectares de vegetação. Outras quatro capitais que se destacam pela arborização urbana segundo ainda o Mapa Bioma são: Vitória, no Espírito Santo; Salvador, na Bahia; Florianópolis, em Santa Catarina e São Luiz, no Maranhão.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Conheça Henzio Albuquerque, que assumiu a superintendência da PRF no Acre

Na última quinta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF/AC) realizou a cerimônia de…

19/11/2024

Mengão confirma: time sub-20 do Flamengo disputa amistoso de reabertura do Arena da Floresta

Do portal Flamengo --- A equipe sub-20 de futebol do Flamengo foi convidada a disputar…

19/11/2024

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Reunidos no Rio de Janeiro, os chefes de Estado e de governo do G20, principal…

19/11/2024

Seleção para profissionais bolsistas do Ieptec tem inscrições prorrogadas até o dia 21

O governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec),…

19/11/2024

Sorteio do Nota Premiada Acreana será realizado dia 21/11: prêmios chegam a R$ 20 mil

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), realiza nesta…

19/11/2024

Acre só erradicará pobreza extrema em 2033, mostram dados do IBGE e FGV

Por Mileninum -- Atualmente, 4,4% da população brasileira vive em extrema pobreza, o que corresponde…

19/11/2024