Destaque

O necessário debate sobre a criação de um abrigo para animais em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou nessa quarta-feira (13), mais uma reunião do Conselho Municipal de Proteção e de Defesa dos Animais (Comparb), para tratar sobre legislações a serem executadas no ano de 2025 e, ainda, sobre a construção do abrigo para acolhimento de animais em situação de vulnerabilidade.

A reunião ordinária reuniu representantes da Semeia, membros da sociedade civil, Organizações não governamentais (ONGs), e representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). De acordo com a vice-presidente do conselho, Ellen Carine Nogueira, o abrigo provisório municipal está em fase de finalização.

“A gente tem um grupo de trabalho que está executando a ação paralela para que esse abrigo municipal, no ano de 2025, seja executado. A gente vai tratar também sobre o plano de trabalho que foi desenvolvido em conjunto com o grupo de trabalho e um abrigo provisório que já está em fase de finalização para poder começar a abrigar os animais em situação de rua, em situação de abandono”, afirmou.

O abrigo provisório está sendo construído no Centro de Zoonoses de Rio Branco e acolherá os animais até a finalização da construção no abrigo definitivo, que ficará localizado em uma área na BR-364, estrada do Aeroporto de Rio Branco.

O promotor de Justiça Alekine Lopes dos Santos, titular da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, destacou a importância da execução de ações que beneficie os animais em situação de vulnerabilidade na capital acreana.

“É uma demanda de importância grande porque, hoje em dia, a situação está um pouco caótica. Porque não tem um controle de natalidade dos animais. E os animais, muitas vezes, as pessoas tem muitos e não dão conta de cuidar, de zelar os animais, de alimentar. O conselho de bem-estar animal é uma forma de democratizar a gestão desse assunto tão importante que é cuidar dos animais domésticos, principalmente. Hoje estamos aqui para definir algumas leis de gerenciamento do conselho como o Fundo Municipal de Bem-Estar Animal e outras leis de interesse que possam atender essa demanda”, destacou.

O promotor reforçou ainda a necessidade da criação do abrigo municipal, que será dirigido pela Semeia.

“ Às vezes os animais ficam abandonados. Além de ser um risco para eles também é um risco para a população, porque eles muitas vezes têm doenças que é sujeito até ser transmitido para as pessoas. Então a criação do abrigo vem ao encontro dessa necessidade de ter um lugar para que esses animais possam ficar abrigados e assim dar a eles também a dignidade que eles merecem de ter uma alimentação, de ter os cuidados necessários até que possam ser adotados por alguém que tem interesse”, acrescentou.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Empresas autuadas têm até 31/12 para negociar dívidas com o Instituto Chico Mendes

As empresas que foram autuadas e possuem dívidas junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação…

18/11/2024

Funai monitora presença de isolados na TI Mamoadate, no Acre, e informa que não há registro de conflitos entre indígenas na região

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informa que realiza um trabalho contínuo de monitoramento…

18/11/2024

O recado de Bittar após aprovação do projeto que regula o mercado de carbono no Brasil

Senado aprovou, nesta quarta-feira, projeto regula o mercado de emissão de gases de efeito estufa,…

18/11/2024

Astério Moreira pergunta: “Bolsonaro está se afastando da extrema-direita?”

É indiscutível que aprendemos mais por meio de derrotas, fracassos, perdas e adversidades do que…

17/11/2024

EUA formalizam apoio à conservação em visita de Biden à Amazônia

O governo dos Estados Unidos anunciou na manhã deste domingo (17) a consolidação de um…

17/11/2024

VÍDEO: Cantora faz dueto com cachorro e cena viraliza na web

A cantora norte-americana Lauren Paleye, de Nashville, seu pastor australiano chamado Oliver encantaram os internautas…

17/11/2024