Manchete

As ações que levaram o Acre a conseguir redução de 19% nas mortes violentas intencionais

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou uma significativa redução nas mortes violentas intencionais no estado, no período de 1º de janeiro a 30 de outubro, com uma diminuição de 19,21% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2023 foram registrados 177 casos, enquanto nos dez primeiros meses deste ano, esse número caiu para 143. Na capital, Rio Branco, a redução foi ainda mais acentuada, chegando a quase 28%, com 67 mortes violentas intencionais até outubro, em relação às 93 do ano anterior.

O secretário de Segurança do Acre, coronel José Américo Gaia, destacou a importância das ações implementadas ao longo desse período. “Estamos comprometidos em garantir a segurança da população acreana. A redução nos índices de violência é resultado do trabalho conjunto entre as forças de segurança e a comunidade. Seguiremos firmes em nossa missão de combater a criminalidade”, afirmou o secretário.

O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, também comentou os números positivos. “A diminuição dos homicídios, feminicídios e latrocínios demonstra que nossas estratégias estão surtindo efeito. Em 2024, registramos 154 homicídios, uma queda de 18,18% em relação a 2023, além de uma redução significativa nos feminicídios, que passaram de 9 para 7, representando uma queda de 22,22%”, destacou o coronel.

Os dados mostram que os latrocínios também tiveram uma queda expressiva, com apenas um caso registrado até o mês de outubro no Acre, uma redução de 66,67%. Em Rio Branco, os números são ainda mais impressionantes. Os homicídios caíram de 83 para 61, correspondendo a uma redução de 26,51%. Os feminicídios na capital diminuíram de 4 para 3, enquanto os latrocínios não foram registrados em 2024, representando uma redução de 100%.

O secretário de Segurança ressaltou, ainda, que a proximidade com a comunidade e a intensificação das ações de policiamento têm sido fundamentais para essa queda nos índices de violência, reforçando que esses dados refletem um esforço contínuo em prol da segurança pública e da redução da violência no estado, proporcionando um ambiente mais seguro para a população. “Continuaremos a trabalhar arduamente, buscando parcerias e implementando novas medidas para garantir a segurança de todos os cidadãos do Acre”, concluiu.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Flaviano Melo não será sepultado, será semeado em boa terra!

Flaviano Flávio Batista de Melo faleceu, mas não o fez sozinho. Com ele, se foi…

21/11/2024

Enciclopédia atualiza biografia de Flaviano Melo; veja citações

A Wikipédia atualizou a biografia de Flaviano Melo, falecido nesta quarta-feira, 20 de novembro, em…

21/11/2024

Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 nomes são indiciados pela PF por tentativa de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados no âmbito do inquérito…

21/11/2024

“Lei da Bíblia” aprovada em Rio Branco é inconstitucional, dizem Ministério Público e PGR

Uma representação pela propositura de ação direta de inconstitucionalidade perante o TJ/AC pela inconstitucionalidade material…

21/11/2024

Extremos climáticos e baixa concentração de oxigênio: as causas da mortandade de peixes no Rio Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e…

21/11/2024

Dois são presos por tentar furtar cabos de internet em Epitaciolândia

Uma ação rápida da Polícia Militar de Epitaciolândia resultou na prisão de dois homens suspeitos…

21/11/2024