Destaque

Governo Federal libera mais recursos para ajudar Acre a enfrentar impactos das queimadas e estiagens

Governo Federal liberou, nesta quarta-feira (16), mais R$ 1,2 milhão para ajudar os estados do Amazonas e Acre a enfrentar os impactos das emergências climáticas na saúde da população. Os recursos, disponibilizados por meio da Portaria Nº 5.506/2024, assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, fazem parte das ações de resposta a queimadas e estiagem nesses estados.

Em 26 de julho, o Ministério da Saúde instituiu a Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, um mecanismo de gestão que coordena ações para prevenir e responder a eventos climáticos em todo o país. Esse sistema abrange ondas de calor, enchentes, secas e queimadas.

Entre as atribuições da Sala está a divulgação de informações relativas à situação epidemiológica e assistencial do país. Nesse sentido, são publicados semanalmente o Informe da Sala Nacional e o Informe sobre Queimadas. A pasta possui, ainda, painéis de monitoramento da saúde ambiental, com vigilância da qualidade da água para consumo humano e da qualidade do ar.

Incremento financeiro

O apoio financeiro para situações de emergência em saúde pública foi regulamentado em fevereiro de 2024, pela Portaria GM/MS Nº 3.160. Para receber o aporte, o estado ou município deve enviar ao governo federal um ofício com a declaração de emergência em saúde. Os repasses são mensais durante a vigência do decreto de emergência.

Também é necessário apresentar um plano de ação que deve conter a apresentação da condição de saúde local, considerando a situação epidemiológica, necessidade de atendimento à população e a sobrecarga da rede assistencial. Também deve detalhar as ações de saúde a serem realizadas e os respectivos valores estimados. É possível a solicitação de apoio ao Ministério da Saúde por mais de um ente federativo em conjunto.

Outras ações

Como parte do esforço contínuo contra as queimadas, o ministério tem enviado equipes técnicas para os estados mais atingidos pelos eventos climáticos. Na segunda-feira (14), uma equipe técnica chegou ao Pará, onde a seca extrema e as queimadas têm causado grande impacto. Essa equipe, composta por representantes da sala de situação e pela Força Nacional do SUS (FN-SUS), já passou por estados como Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins, oferecendo suporte e diagnóstico situacional para enfrentar a crise ambiental e de saúde pública.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Com 1,5 mil profissionais, Acre está entre os Estados com menor número de médicos atuantes

Um levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) mostra que o Brasil quase duplicou…

19/10/2024

Prova do Exame Nacional da Magistratura é neste domingo, 20/10

  No próximo domingo, 20, mais de 30 mil pessoas participam da segunda edição do…

19/10/2024

Estoque do emprego formal passa de 109 mil vagas no Acre: maioria dos municípios amplia contratações

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho…

19/10/2024

Seca extrema: saiu a lista de municípios acreanos contemplados pelo Auxílio Extraordinário para pescadores artesanais

unicípios contemplados pelo auxílio extraordinário do governo federal para pescadores atingidos pela seca da Região…

19/10/2024

PF deflagra nova operação contra o tráfico interestadual de drogas no Acre, ES e DF

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (18/10) a Operação Safira, nas cidades de Rio Branco,…

18/10/2024

Funcionária manda foto de cachorro para RH e diverte web; assista

Uma página do TikTok chamada @humor.clt compartilhou um vídeo que acabou viralizando, de uma funcionária…

18/10/2024