Atualidade

Crianças e adolescentes sofrem com mudanças climáticas, alerta Unicef

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que agosto é considerado o pior mês para queimadas em pelo menos 16 estados do Brasil. No Amazonas, por exemplo, este é o segundo ano consecutivo de uma estiagem histórica, sendo que em 2024 a seca chegou antes do previsto e a expectativa é de que seja mais severa do que em 2023.

Em razão desses registros, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou, nesta quarta-feira (28), que crianças e adolescentes são as mais impactadas pelas queimadas. A instituição fez várias recomendações para os dias de muita fumaça e poluição provocadas pelo fogo.

Para a coordenadora nacional de saúde do Unicef, Luciana Phebo, “este é um período que exige muita atenção por parte dos pais, cuidadores e professores. As escolas devem evitar atividades ao ar livre e sempre manter um recipiente com água na sala de aula. Além disso, é preciso deixar disponível ou oferecer com frequência água para as crianças e evitar sucos açucarados. [Deve-se] dar muita fruta e garantir refeições mais leves.” Luciana explica que este é uma época do ano em que é muito frequente o aumento de diarreias e infecções respiratórias.

Máscara nas escolas
Entre as recomendações estão o uso de máscara para ir à escola (crianças maiores de dois anos) e beber bastante água. Também é importante fechar portas e janelas e ter uma vasilha com água ou toalha molhada para umedecer o ambiente. Em caso de ardência ou coceira, nariz e olhos podem ser lavados com soro fisiológico.

A especialista de Emergência, Saúde e Nutrição do Unicef, Neideana Ribeiro, alerta que “as crianças precisam de espaço para brincar, mas nesses dias assim é melhor evitar a exposição fora de casa, ao ar livre, e esperar a melhoria da qualidade do ar para que a criança tenha a possibilidade de sair e brincar fora. Um outro ponto que a gente orienta é manter sempre um espaço, que podemos chamar de espaço limpo, que pode ser uma sala, pode ser um quarto, que fique com as janelas e portas fechadas, um ambiente sem exposição de fumaça”, opina.

Queimadas
Faltando menos de uma semana para o fim do mês, agosto já bateu o número de incêndios registrados nos outros meses do ano em estados como Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí e São Paulo.

Dados atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que – somente no último fim de semana – em apenas 48 horas, foram mais de 4,4 mil focos de incêndios florestais no país. A Amazônia foi o bioma mais atingido, com 60,7% da área contaminada pelo fogo.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciou um…

11/11/2024

Secretaria do Patrimônio da União lança Fórum Estadual para Democratização de Imóveis no Acre nesta quarta-feira, 13

A Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços…

11/11/2024

À espera do corte de gastos, dólar vai a R$ 5,81 e Bolsa cai

O dólar opera em alta na manhã desta segunda-feira (11/11), com pico de R$ 5,81.…

11/11/2024

Serviços de emissão de carteiras de identidades ficam fora do ar nesta segunda e terça no Acre

O Instituto de Identificação Raimundo Herminio de Melo anunciou que, em razão de problemas técnicos,…

11/11/2024

Cruzeiro do Sul realiza atendimento especial para homens no Posto do Agricultor

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul está realizando atendimento específico para o…

11/11/2024

Defensoria Pública de Cruzeiro do Sul abre vagas para formados em direito

A Defensoria Pública do Acre abriu nesta segunda-feira,11, inscrições para o 2º Processo Seletivo Simplificado…

11/11/2024