Política

O que uma deputada do Juruá vem falando sobre a crise ambiental no Acre

Durante a sessão desta terça-feira, 3 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Antônia Sales (MDB), trouxe à tona a gravidade da situação ambiental no estado, especialmente em relação às queimadas. Em seu discurso, a parlamentar relatou a dificuldade de trafegar pela BR-364 devido à densa fumaça que cobre a região. “Mal a gente conseguia enxergar de longe, ao longo da estrada”, comentou, comparando a situação às viagens de barco em meio à neblina.

A emedebista também mencionou o impacto da fumaça nas instalações da Assembleia Legislativa, comparando a cena a uma cozinha com fogão de lenha. Ela destacou que, segundo informações da deputada Michelle Melo, especialista em saúde, o nível de poluição no ar atingiu 138%, um valor alarmante que ultrapassa em muito o limite tolerado de 15%. “Se continuar assim, não tomar uma medida emergencial de calamidade pública ambiental? E aí, como é que vai ser? Quem vai se responsabilizar por essas vidas?”, questionou, mostrando preocupação com a saúde da população.

Além das questões ambientais, a deputada tocou em outro ponto delicado: o uso indevido de máquinas públicas para intimidar eleitores, em meio a um cenário político que ela descreveu como “fogo bruto”. Em uma narrativa pessoal, ela compartilhou a história de uma jovem que, desde a infância, sonhava em ser deputada e médica. Essa jovem enfrentou muitos desafios, incluindo a necessidade de deixar o estado para estudar, e mais tarde, teve que conciliar a carreira política com a batalha contra um câncer, tudo isso enquanto mantinha o compromisso de servir sua comunidade.

Antônia Sales finalizou seu discurso expressando sua preocupação com o que classificou como “perseguição eleitoral” e “amedrontamento” de funcionários públicos, tanto em âmbito estadual quanto municipal. Segundo ela, essa prática tem gerado um clima de medo entre os trabalhadores. “Está tendo um verdadeiro terror, se implantou um terror”, afirmou ela, destacando que nunca havia presenciado uma situação semelhante.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Paysandu vira sobre o Guarani e se afasta do Z-4 da Série B: 2 a 1

Em partida que teve transmissão ao vivo da TV Brasil para todo o país, o…

16/09/2024

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou neste sábado (14),…

16/09/2024

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da…

16/09/2024

Eleições SP: Datena se revolta com provocação e agride Pablo Marçal em debate; veja vídeo

Do IG ---   José Luiz Datena , candidato à prefeito de São Paulo pelo PSDB , participou de uma…

16/09/2024

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios em Grand Prix de Zagreb

O domingo (15) foi de três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de…

16/09/2024

Força Nacional do SUS reforça apoio ao Acre e Estados afetados por queimadas

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados…

16/09/2024