Manchete

A chegada da Inteligência Artificial na segurança pública do Acre: um novo tempo contra a criminalidade

Começa a ser implantada no Acre mais uma ação conjunta de combate à criminalidade. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), assinou na manhã desta sexta-feira, 23, o termo de cooperação com a empresa japonesa Singular Perturbations Inc. para implementação de inteligência artificial nas ações de segurança desenvolvidas pelo Estado.

A tecnologia japonesa já demonstrou sucesso em outros estados e será implantada no Acre sem custos públicos. O acordo tem como objetivo integrar soluções tecnológicas avançadas às estratégias de segurança já existentes e aplicadas pela segurança pública do Acre, promovendo um ambiente mais seguro para a população.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, a medida vai garantir que haja o reforço das ações de segurança pública por meio do uso de algoritmos preditivos. “Essa parceria marca mais um avanço na busca por soluções inovadoras no combate à criminalidade no estado do Acre. Isso porque o uso dessas tecnologias vai nos permitir a utilização dos algoritmos de inteligência artificial capazes de prever o tipo, local e horário de ocorrência de crimes, garantindo o emprego mais eficiente do efetivo policial. Nós, enquanto segurança pública, já fazemos o uso de muitas tecnologias avançadas. Com o uso da inteligência artificial, vamos conseguir avançar ainda mais em nossas atuações”, disse.

Com a utilização de sistemas de inteligência artificial, será possível analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões de comportamento e potencializando a eficiência das operações policiais. Essas ferramentas poderão auxiliar na previsão de crimes, no mapeamento de áreas de risco e na otimização do patrulhamento, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências.

De acordo com o representante da empresa internacional, o gerente de projeto Henrique Kashihara, esta será uma excelente oportunidade para contribuir também para a ampliação do serviço e assim beneficiar a segurança pública do estado do Acre. “Essa tecnologia é um algoritmo de predição de crimes que vai auxiliar os órgãos de segurança a realizarem um patrulhamento e monitoramento de câmeras mais preciso e eficaz, otimizando ações que envolvem o patrulhamento e o monitoramento com base na predição. Então, ela vai sugerir possíveis locais que tendem a ter a probabilidade de uma ocorrência acontecer”, explicou.
De acordo com o representante da empresa internacional, o gerente de projeto Henrique Kashihara, esta será uma excelente oportunidade para contribuir também para a ampliação do serviço e, assim, beneficiar a segurança pública do estado do Acre. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp
Pioneirismo

Com a assinatura do termo, o Acre se tornou o primeiro estado da região Norte a oficializar o uso deste tipo de tecnologia em prol da população. O termo de cooperação já foi assinado nas regiões Nordeste (Alagoas e Fortaleza) e pelo Sudeste (Belo Horizonte, Espírito Santo e São Paulo).

De acordo com o titular da Diretoria de Modernização, Tecnologia da Informação e Comunicação (DMITIC) da Sejusp, Paulo Felipe Leitão, a implantação do sistema vai auxiliar diretamente nas ações desempenhadas pelas forças de segurança. “Essa iniciativa marca um passo significativo na modernização dos métodos de combate à criminalidade, buscando reduzir índices de violência e aumentar a sensação de segurança entre a população. A expectativa é que, com a colaboração entre tecnologia e órgãos de segurança, seja possível criar um ambiente mais seguro e protegido para todos”, destacou.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Três motivos para sempre consumir salada ou carnes com limão

Muito se fala sobre os benefícios de consumir shot de limão em jejum, mas pouca…

19/09/2024

Tchau Nike? Com valores bilionários, marca alemã pode retornar à Seleção Brasileira; entenda

A parceria duradoura da CBF com a Nike, que completará 30 anos na Copa do…

19/09/2024

VÍDEO: Homem é eletrocutado e perde o braço ao tentar furtar fios; saiba mais

Um homem em situação de rua foi eletrocutado na manhã desta quinta-feira (19) na Rua…

19/09/2024

Falta pouco! Neymar volta a treinar com o grupo e aumenta ansiedade dos fãs pelo retorno aos gramados; veja vídeo

Neymar se lesionou em outubro de 2023 durante um jogo da seleção brasileira contra o…

19/09/2024

Após criticar colega, ministro do STJ abandona sessão; veja vídeo

O ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu abandonar a sessão…

19/09/2024

Vídeo: motociclista escapa de ser atropelado por caminhão em ladeira

Um motociclista quase foi atropelado por um caminhão na tarde dessa quarta-feira (19/9) após o…

19/09/2024