Uma frente fria, que começa a se formar no Sul do Brasil nesta quinta-feira (22), promete alterar o clima em todo o país nos próximos dias. Associada a um ciclone extratropical em alto-mar, a frente deve trazer chuvas intensas e ventos fortes para o Rio Grande do Sul já nesta quinta-feira. Entretanto, a previsão aponta que o Sudeste continuará a experimentar temperaturas elevadas.
Embora o tempo instável esteja previsto para o Sul a partir desta quinta, a frente fria levará alguns dias para impactar as outras regiões do Brasil. No entanto, as temperaturas deverão permanecer elevadas, especialmente na faixa central do país. O Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás, sul do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas até 5ºC acima da média, segundo o Inmet.
A região central do país ainda está sob influência de uma onda de calor, que intensifica a circulação de ventos quentes e impede o avanço de frentes frias. O calor deverá persistir até a próxima sexta-feira, e algumas capitais podem registrar recordes de temperatura para o mês.
A partir de sábado (24), mudanças significativas no tempo são esperadas no Sudeste, com queda nas temperaturas e previsão de chuva para grande parte dos estados da região.
De acordo com a Climatempo, esta frente fria deve ser a segunda mais intensa a atingir o Rio Grande do Sul neste mês de agosto. Apesar de estar distante do continente, o ciclone extratropical intensificará os ventos na região, que podem chegar a até 90 km/h.
Ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica que provocam condições adversas em grande escala, geralmente formados pelo contraste entre massas de ar quente e fria em latitudes médias.
A expectativa é que o Rio Grande do Sul enfrente chuvas fortes e temporais ao longo do dia devido à frente fria. “Esse sistema vai provocar chuva volumosa, granizo, raios e ventos fortes. Os ventos de até 90 km/h podem ser registrados no Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul”, detalha Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…
Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…
O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…
O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…
Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…
Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…