Manchete

Governo federal reconhece emergência ambiental nos municípios do Acre devido à seca extrema

O governo federal reconheceu, nesta sexta-feira, 16, a emergência ambiental declarada pelo governo do Acre devido à grave seca e escassez hídrica que afeta os 22 municípios do estado.

A Portaria nº 2.850 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Na relação dos municípios, a única exceção é a capital, Rio Branco, que já havia sido beneficiada pela decisão anteriormente.

“O reconhecimento facilita as ações complementares em apoio às medidas que o Acre e seus municípios já estão implementando para mitigar os problemas de abastecimento de água, especialmente nas comunidades mais distantes. Ontem [15 de agosto], a Defesa Civil Estadual realizou uma videoconferência com as defesas civis dos 22 municípios do estado, para orientá-las sobre planos de trabalho”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

Governo do Acre decretou emergência ambiental nos 22 municípios do estado, devido à seca que afeta o fornecimento de água. Foto: Marcos Vicentti/Secom
O governador Gladson Cameli havia decretado situação de emergência em 29 de julho por meio do Decreto Estadual nº 11.525. A medida levou em conta o impacto severo da seca, que se intensificou no primeiro semestre deste ano, e o risco iminente de desabastecimento hídrico.

A decisão foi fundamentada em relatórios técnicos que indicam uma redução substancial no nível dos rios acreanos, prejudicando o abastecimento de água, a agricultura, a pecuária e a vida das comunidades locais.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, o reconhecimento federal permite ao Estado e aos municípios solicitar recursos adicionais para mitigar os impactos da seca. “Vamos buscar recursos complementares para fortalecer as ações já em andamento, com o apoio dos municípios e do governo federal”, disse.

Em junho, o governo do Acre criou um gabinete de crise para lidar com a redução das chuvas e dos cursos hídricos, bem como com o risco de incêndios florestais, com atuação prevista até 31 de dezembro.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Inflação de agosto de 2024: preços caem em Rio Branco; saiba quais produtos foram impactados

Do Fórum Empresarial do Acre --- No mês de agosto, tanto o Acre quanto o…

17/09/2024

A grande mobilização do governo contra os incêndios no Vale do Juruá

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e…

17/09/2024

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

O excesso de fuligem e fumaça no ar, associado ao clima seco que atinge boa…

17/09/2024

A nova promessa de criação da Autoridade Climática Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (10) que vai mesmo criar…

17/09/2024

Terça-feira (17) com possibilidade de chuva no Acre; veja detalhes da previsão

A previsão para esta terça-feira (17), é de possibilidade de chuva em todo o Acre…

16/09/2024

Caixa antecipa pagamento do Bolsa Família em São Paulo, Amazonas, Acre e Roraima

A Caixa Econômica Federal vai antecipar o pagamento do Bolsa Família de setembro a beneficiários…

16/09/2024