Manchete

RESPIRE VIDA a mobilização do Acre contra o desmatamento e as queimadas

Desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Secretaria de Comunicação (Secom), a campanha representa um esforço integrado de diversas instituições estaduais para combater atividades ilícitas que afetam o meio ambiente. A ação inclui a divulgação de informações sobre as obrigações legais relacionadas a crimes ambientais e multas, além de alertar sobre as consequências das queimadas para a saúde da população.

Há ainda o foco no Comitê de Crise, sob a coordenação da Casa Civil e Defesa Civil Estadual, criado para deliberar as tomadas de decisões baseadas nos dados qualificados e quantificados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ligado à Sema.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, ressaltou a importância da campanha em reforçar as medidas já implementadas pelo governo no combate ao desmatamento e às queimadas, destacando a atuação e a unificação dos demais órgãos e instituições.

“Estamos trabalhando de forma colaborativa com todos os órgãos envolvidos na agenda ambiental para enfrentar esses desafios. A campanha é uma extensão das ações contínuas que já realizamos ao longo do ano, como as atividades de educação ambiental e os mutirões de regularização, por exemplo. Isso demonstra que o Estado está empenhado em atuar fortemente na agenda ambiental, não apenas neste período considerado crítico, mas em todos os períodos, para alcançarmos resultados”, afirmou a secretária.

Em junho, o Acre já havia decretado Situação de Emergência Ambiental em todos os 22 municípios. Além disso, em julho, o Estado determinou a suspensão de autorizações de queima, válida até dezembro, enquanto durar o período emergencial.

Os esforços da campanha se manifestam por meio de peças gráficas, materiais digitais para as redes sociais e anúncios em mídias tradicionais como jornais, rádio, televisão e outdoors. As orientações fornecidas visam não apenas prevenir danos ambientais, mas proteger a saúde pública, uma vez que a fumaça das queimadas está associada ao aumento de doenças respiratórias e ao sobrecarregamento das unidades de saúde.

A população é encorajada a participar ativamente, denunciando qualquer foco de incêndio e contribuindo para a proteção do meio ambiente e da saúde comunitária, por meio dos seguintes contatos: Ibama – 0800-618080 (24 horas); Imac – (68) 99256-8047 – WhatsApp (24 horas) / imac.ac.gov.br/denuncia; Bombeiros – 193; Polícia Militar – 190.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Obra de Lupicínio Rodrigues antecipa onda da “sofrência”

Muito antes da atual onda de “sofrência”, o cancioneiro brasileiro era povoado por músicas de…

16/09/2024

Bocalom e Marcus lutam para definir eleição no 1º turno!

Poderia a eleição ser decidida já no primeiro turno? As pesquisas atuais não apresentam uma…

16/09/2024

Paysandu vira sobre o Guarani e se afasta do Z-4 da Série B: 2 a 1

Em partida que teve transmissão ao vivo da TV Brasil para todo o país, o…

16/09/2024

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou neste sábado (14),…

16/09/2024

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da…

16/09/2024

Eleições SP: Datena se revolta com provocação e agride Pablo Marçal em debate; veja vídeo

Do IG ---   José Luiz Datena , candidato à prefeito de São Paulo pelo PSDB , participou de uma…

16/09/2024