O ASSUNTO ainda está em discussão dentro da cúpula do MDB, se a vice-prefeita Marfisa Galvão, deve renunciar o seu mandato com o prefeito Tião Bocalom ou não? Não foi decidido, mas as opiniões majoritárias no MDB são de que deve permanecer no mandato conquistado nas urnas na chapa com o prefeito. O argumento para que não renuncie é de que há muito tempo está rompida, politicamente, com o prefeito Bocalom, que lhe alijou da gestão. Marfisa não tem hoje nem gabinete e nem assessores, se encontra completamente afastada da administração. Por esse motivo há um entendimento de que pode ser a vice do Marcus Alexandre (MDB) sem ter que renunciar o seu mandato na PMRB. Uma coisa não impede outra.
MUITO DIFÍCIL
NÃO será nada fácil derrotar em Mâncio Lima a candidatura do empresário Chicão (MDB), na disputa da prefeitura do município. Está muito bem avaliado. E com um bom coordenador de campanha, o ex-deputado Jonas Lima, que tem base eleitoral forte naquele colégio eleitoral.
BALELA POLÍTICA
O EX-PRESIDENTE Bolsonaro é um líder muito forte. Mas não transfere votos. Nem no seu principal colégio eleitoral, Rio de Janeiro. A última pesquisa do Datafolha mostrou o prefeito Eduardo Paes (candidato do Lula), com 53 por cento de aceitação. E o candidato do Bolsonaro, Delegado da Polícia Federal, Alexandre Ramagem (PL), com míseros 7 por cento. Voto é a mercadoria mais difícil de ser transferida.
OUTRO DADO
EM São Paulo, o Datafolha, também, apontou que 65 por cento dos pesquisados dizem que não votariam num candidato apoiado pelo Bolsonaro. Eu não brigo com pesquisa. Quem quiser, que brigue.
VOLTANDO PARA A TABA
NA SUA primeira eleição, quando estava no auge da popularidade e se elegeu presidente, Bolsonaro veio ao Acre em campanha, carregou no ombro nos atos públicos a candidatura do Coronel Ulysses a governador, e este teve uma votação pífia. Então, o senador Márcio Bittar (UB) e o prefeito Tião Bocalom (PL) estão cantando um samba desafinado, de que o Bolsonaro decidirá a eleição na capital.
VER AS PESQUISAS
PARA não repetir o que já foi dito e ficar na mesmice, vou esperar o resultado de uma pesquisa em gestação, para comentar com mais base a candidatura à PMRB do PSB.
ALGUÉM PRECISA DIZER
ALGUÉM precisa contar aos assessores do prefeito Bocalom de que o que será julgado pelo eleitor da capital, nesta campanha, não serão as gestões do ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) e da ex-prefeita Socorro Neri (PP). Em vez das críticas a ambos, deveriam estar divulgando os trabalhos executados pela gestão atual. Na eleição, o que será julgado é a administração do prefeito Bocalom, simples assim. É preciso desenhar?
FICA COM MARCUS
A INFORMAÇÃO chegada ao BLOG é que o REDE não aceitou indicar o vice do PSB e continuará formando na aliança com o MDB.
MUITO TEMOR
PARA um arguto observador, uma coisa está bastante clara, setores da esquerda que ficaram magoados pela sua saída do PT e sua entrada no MDB, torcem na surdina por uma derrota do Marcus Alexandre (MDB). É que se Marcus ganhar, ele passa a ser a figura mais exponencial da oposição, pelo cargo que ocuparia. E alguns iluminados passariam a um segundo plano nas discussões de 2026.
ACLAMAÇÃO PELAS MULHERES
A CANDIDATA a vice-prefeita na chapa do Marcus Alexandre (MDB), Marfisa Galvão (PSD), foi recebida em festa e aclamada pelas mulheres dos 10 partidos da aliança, que terão candidatas a vereadoras. Até aqui é a única mulher numa chapa majoritária.
BOM NOME
FOI um deputado atuante. E agora está voltando à política como candidato a vereador pelo REPUBLICANOS. Me refiro ao Jamil Asfury. Um nome com qualificação.
PEGOU UMA LAVADA
A EXTREMA-DIREITA foi derrotada, de lavada, no segundo turno eleitoral da eleição francesa. No segundo turno toda a esquerda se uniu e derrotou a direita, que tinha vencido no primeiro turno.
MEU PIRÃO PRIMEIRO
ENCONTREI ontem num Supermercado um vereador amigo da base de apoio do prefeito Bocalom, e lhe perguntei como estava a campanha, e a resposta veio rápida e curta: “Estou tratando da minha reeleição”. É a velha máxima: o meu pirão, primeiro.
JOGO DO BITTAR
CASO o prefeito Bocalom ganhe a eleição, o grande vencedor será o projeto do senador Márcio Bittar (UB) para 2026. Não me causaria surpresa se nesse cenário aparecer disputando o governo. O jogo é esse.
NENHUMA INFLUÊNCIA
A ELEIÇÃO da capital não terá nenhuma influência na candidatura ao Senado do Gladson Cameli (PP). Ganhe o Pedro ou o Pedroca. Por isso não há motivo para colocar em xeque o seu CPF e abrir flanco para o STJ, onde tramita o seu processo da Operação Ptolomeu. Os votos do Gladson são pessoais, independem de apoio desse ou daquele prefeito.
PERIGO CERTO
ABRIR as comportas do governo para derramar na eleição municipal é temerário para quem tem um processo complicado em que é réu no STJ, na Operação Ptolomeu.
MÉRITO DO BOCA
UM mérito não pode ser tirar da gestão do Bocalom, foi a sua ação na limpeza pública, comandada com muita competência pelo ex-secretário Joabe Lira, hoje candidato
a vereador pelo União Brasil.
ÚNICA PAUTA
MESMO não concordando com as suas idéias ideológicas de extrema-direita, para não dizer que não falei da flores sobre as posições do senador Márcio Bittar (UB), um ponto nos une: “Arrochar para tornar bem dura a lei para combater as invasões no campo e em áreas urbanas. Sou visceralmente contra invasões. Tem que haver punições exemplares na lei, para servir de lição aos invasores”.
PESQUISA NO FORNO
PESQUISA sobre a eleição para a prefeitura de Rio Branco está no forno. Seja qual for o resultado, repito: não brigo com pesquisas.
FRASE MARCANTE
“NÃO se combate a mentira com uma verdade, mas com uma mentira maior”. Frase do principal personagem do filme Turbilhão, da Netflix, que mostra a sujeira da política nos bastidores de uma campanha. Vale a pena ver.
O Orçamento Geral da União de 2024 terá um novo bloqueio em torno de R$…
Lançado no PlayPlus nesta semana, o documentário Gugu, Simples Assim celebra a memória do apresentador…
Foi lançada nesta quinta-feira (21) uma nova ferramenta do aplicativo de mensagens WhatsApp. Nela, agora…
O ex-governador do Acre e ex-senador Flaviano Melo morreu aos 75 anos nessa quarta-feira em…
Policiais militares foram flagrados agredindo duas mulheres durante uma festa na cidade de Pilão Arcado,…
Um homem foi flagrado roubando um aparelho de som em uma loja do "Baianão" nesta…