Política

Câmara debate Relatório da Execução Orçamentária do 2° Bimestre em Rio Branco

Atendendo ao requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou uma audiência pública no qual debateu Relatório Resumido da Execução Orçamentária do 2° Bimestre e o Relatório de Gestão Fiscal do 1° Quadrimestre, ambos do exercício de 2024. A sessão teve como objetivo cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e proporcionar transparência à população.

“A responsabilidade fiscal é um dever do município de Rio Branco, sendo dever da Câmara Municipal acompanhar, fiscalizar e seguir com esse rito para dar total transparência. Um dos princípios da administração pública é a transparência e o outro princípio é a publicidade e neste ato estamos cumprindo o que determina os princípios da administração pública.” comentou o Vereador.

A Secretária de Finanças de Rio Branco, Renata Costa, esteve presente na audiência e apresentou, para a Comissão de Orçamentos, Finanças e Fiscalização da Câmara de Vereadores, um relatório detalhado de gestão fiscal e execução orçamentária do município.

Renata Costa iniciou explicando que os dados apresentados eram referentes ao primeiro quadrimestre de 2024 e foram extraídos do sistema RB Web Público, utilizado pela prefeitura. A receita corrente líquida do município, que serve como parâmetro para endividamento e controle dos gastos públicos, alcançou 1,153 bilhão de reais após deduções.

“A receita corrente líquida é o parâmetro para endividamento dos gastos públicos. Ela serve para o limite de gastos com pessoal da dívida consolidada e das operações de créditos normais e para agir antecipadamente diante da receita.” explicou.

A Secretária também falou sobre os limites de gastos com pessoal. Atualmente, a cidade de Rio Branco gasta 47,30% de sua receita corrente líquida com salários e benefícios dos servidores públicos, o que é bem abaixo do limite máximo de 54% permitido por lei. Além disso, Rio Branco tem uma dívida consolidada líquida negativa de quase 421 milhões, ou seja, a cidade tem mais dinheiro em caixa do que dívidas.

“Isso quer dizer que a dívida consolidada em referência ao segundo trimestre e primeiro quadrimestre no caso, ela é menos 421, porque o valor que a gente tem encaixa menos do que a gente tem em dívida.” comentou.

Outro ponto abordado foi a nota A recebida no Ranking de Qualidade de Informação Contábil e Fiscal, que colocou Rio Branco na décima posição entre as capitais brasileiras com mais transparência de informações.

“Nas capitais do Brasil, nós somos a décima em qualidade de informação fiscal. Então, isso é resultado de um trabalho, uma equipe realizada que conta com a junção dos novos contadores que chegaram na nossa diretoria. Esse trabalho foi bem mais qualificado e nós estamos muito felizes com esse resultado.” agradeceu.

Ismael Machado, em suas considerações finais, elogiou a evolução das receitas correntes líquidas destacando a importância disso para a elaboração de emendas parlamentares. O vereador também enfatizou a importância de valorizar os servidores públicos municipais.

“Fico muito feliz com essa evolução, os demais vereadores e nossa população também ficam felizes, então a partir do momento que tem mais evolução isso significa que através das nossas emendas podermos contribuir mais com a população com o serviço público e atendendo as pessoas isso nos deixa muito alegre. Sou servidor público municipal e eu defendo muito o servidor público, gostaria de deixar isso bem claro como consideração final.”

A audiência terminou com os agradecimentos dos colaboradores da prefeitura e da Câmara. “Muito obrigado e parabéns a todos os presentes e a Secretaria de Planejamento pelo trabalho que realizaram em relação às operações de crédito, muito obrigado.” Finalizou Renata Costa.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Paysandu vira sobre o Guarani e se afasta do Z-4 da Série B: 2 a 1

Em partida que teve transmissão ao vivo da TV Brasil para todo o país, o…

16/09/2024

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou neste sábado (14),…

16/09/2024

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da…

16/09/2024

Eleições SP: Datena se revolta com provocação e agride Pablo Marçal em debate; veja vídeo

Do IG ---   José Luiz Datena , candidato à prefeito de São Paulo pelo PSDB , participou de uma…

16/09/2024

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios em Grand Prix de Zagreb

O domingo (15) foi de três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de…

16/09/2024

Força Nacional do SUS reforça apoio ao Acre e Estados afetados por queimadas

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados…

16/09/2024