O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), já iniciou as obras de revitalização do Museu que integra o Complexo Cultural da Lápide de Plácido de Castro, na região do Seringal Benfica (zona rural de Rio Branco), começando pela restauração das esculturas e planejamento de atuação emergencial para recuperar as estruturas do local.
O chefe do Departamento do Patrimônio Histórico do Estado, Ítalo Facundes, explica que há uma grande dificuldade de acesso ao local e, como o processo de deterioração já está bem avançado, é preciso muito mais do que uma revitalização: “No momento, estamos trabalhando na restauração das esculturas e da lápide, e esperamos concluir tudo até o final de agosto”.
O presidente da FEM, Minoru Kinpara, esclarece que na última alagação a área que engloba o complexo ficou totalmente submersa, destruindo, inclusive, a passarela que dá acesso ao local. “A FEM está recuperando mais de 20 espaços, e o museu no Benfica é um deles. As esculturas já estão no ateliê do Museu dos Povos Acreanos e serão restauradas pelos artistas plásticos Darci Seles e Luís Carlos Gomes. Desde que assumimos a FEM, estamos recuperando e entregando as revitalizações de espaços culturais para a nossa população, seguindo uma orientação do governador Gladson Cameli, de priorizar a cultura em nosso estado”, enfatiza Kinpara.
O objetivo da FEM é envolver a comunidade do local nesta transformação do museu para a retomada do ponto turístico, para que todos possam conhecer a história da morte do coronel José Plácido de Castro, herói da Revolução Acreana.
Foi lançada nesta quinta-feira (21) uma nova ferramenta do aplicativo de mensagens WhatsApp. Nela, agora…
O ex-governador do Acre e ex-senador Flaviano Melo morreu aos 75 anos nessa quarta-feira em…
Policiais militares foram flagrados agredindo duas mulheres durante uma festa na cidade de Pilão Arcado,…
Um homem foi flagrado roubando um aparelho de som em uma loja do "Baianão" nesta…
O Papa Francisco divulgou na quarta-feira (20) ter aprovado uma série de mudanças relacionadas aos…
Pedestres que transitavam em uma calçada no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio…