Manchete

BB registra o grande potencial do PIB do Acre em 2024

A Resenha Regional, boletim econômico elaborado pelo Banco do Brasil, aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Acre deve crescer 3,1%, em 2024. De acordo com a projeção, o estado deverá apresentar o 7º melhor resultado entre as 27 unidades da federação. Os números refletem a boa fase da economia acreana, principalmente com o avanço conquistado na produção agrícola, nos últimos anos.

O desempenho positivo é puxado pelo setores da indústria e de serviços, com variação de 4,7% e 3,6%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Já o crescimento da colheita da soja está estimado em 32,5%, na comparação com o mesmo período. Somente em maio, a produção do grão no estado foi 188,5 mil toneladas.

Produção agrícola é uma das principais responsáveis pelo crescimento da economia do Acre em 2024. Foto: Marcos Vicentte/Secom
Grande entusiasta do desenvolvimento do Acre, o governador Gladson Cameli comemorou a expansão econômica e apontou como decisivas as políticas públicas implementadas na gestão. “Desde 2019, o governo tem feito sua parte. Temos criado as condições para atrair investidores e empreendimentos que queiram contribuir com o progresso do estado. Os resultados desses esforços estão aparecendo e nos motivam ainda mais a trabalhar em prol da geração de emprego e renda”, afirmou.

Executor de obras de grande porte, o governo do Estado segue contribuindo com o crescimento do estado. Além disso, a geração de novos empregos segue em alta. Os primeiros quatro meses de 2024 se encerram com a abertura de 3.221 vagas. “Não tenho dúvidas que seguiremos avançando ainda mais nos próximos anos. O Poder Executivo e a iniciativa privada continuarão realizando novos investimentos, que serão fundamentais para o futuro do nosso estado”, completou o governante.

Crescimento econômico do Acre foi comemorado pelo governador Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom
Em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB acreano contabilizou o 10º maior crescimento do Brasil e o 3º da Região Norte. Outra importante conquista foi o superávit na criação de postos formais de trabalho, além da menor taxa de desemprego do Brasil. No período, foram gerados 4.562 oportunidades. Os segmentos de serviços, comércio e construção civil foram os que mais contrataram no ano anterior.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Sindifisco Nacional faz diagnóstico sobre situação precária das unidades aduaneiras de fronteira no país

Apesar de o Brasil possuir uma fronteira terrestre de 16,9 mil quilômetros, responsável por conectá-lo…

17/09/2024

Quaest/TV Acre: Bocalom lidera com 47% e Marcus tem 36%

A segunda pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Rio Branco, divulgada pela…

17/09/2024

Inflação de agosto de 2024: preços caem em Rio Branco; saiba quais produtos foram impactados

Do Fórum Empresarial do Acre --- No mês de agosto, tanto o Acre quanto o…

17/09/2024

A grande mobilização do governo contra os incêndios no Vale do Juruá

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e…

17/09/2024

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

O excesso de fuligem e fumaça no ar, associado ao clima seco que atinge boa…

17/09/2024

A nova promessa de criação da Autoridade Climática Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (10) que vai mesmo criar…

17/09/2024