Destaque

Aberson Carvalho escreve sobre a educação ambiental no ensino público do Acre

Por Aberson Carvalho de Sousa*

A sociedade atual possui desafios gigantes trazidos pelo consumo desenfreado, e temos vivenciado cada vez mais as consequências disso ao nosso planeta, como o advento das mudanças climáticas e, por consequências, tragédias ambientais. E, como instituição responsável pela gestão do ensino público, como podemos enfrentar isso? Acreditamos que a educação é o vetor de transformação e, devido sua abrangência social, pode incorporar conceitos por meio da construção de comportamentos desde a raiz. Entendemos ser a chave para mudar o futuro. O Acre, um estado protagonista na agenda ambiental, tem a bandeira como prioridade, liderada pelo governador Gladson Cameli.

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado, Educação, Cultura e Esportes (SEE), plantou a primeira semente que almeja uma grande colheita no futuro. A Escola Zuleide Pereira, em Rio Branco, foi a escola escolhida para servir de piloto na implantação do Programa de Educação Ambiental Escola Verde, uma iniciativa que visa integrar práticas de educação ambiental no cotidiano escolar, promovendo a sustentabilidade na gestão socioambiental das escolas.

O programa, que teve sua criação e desenvolvimento durante o ano de 2023, é fruto de uma orientação do governador Gladson Cameli para que nossas autoridades, como ele chama nossas crianças, tivessem uma educação ambiental acessível, com sua devida urgência. O programa representa um passo significativo para promover uma mudança de comportamento ao longo dos anos em nossas escolas.
É preciso pontuar que a mobilização social, principalmente uma que visa a manutenção e sobrevivência de nosso planeta, é um processo de convocação de vontades (e necessidades) para uma mudança de realidade, ocorrendo quando um grupo de pessoas, uma comunidade, ou no caso, uma escola, decide e age com um objetivo comum, alinhando ações do cotidiano, em busca de resultados alinhados a uma ideia inicial.

Com a educação ambiental como pilar central, a mobilização social em nossas escolas transcende a uma simples reunião de alunos para fazer exercícios de uma matéria específica durante sessenta minutos semanais. Ela exige um acordo mais amplo, com a definição de objetivos alinhados à sustentabilidade e ao respeito ao meio ambiente.

O Programa Escola Verde desenvolve estratégias comunicativas, não apenas para atrair a atenção da mídia, mas para convocar nossas crianças e adolescentes para o início do debate de preservação de nosso planeta.

O chão da escola tem um papel fundamental nesse processo. É nele que poderemos cultivar o respeito ao ambiente, para que seja levada essa consciência ambiental para nossas relações diárias. São mudanças de costumes e o ensino da preocupação ambiental desde os primeiros debates já na educação dos anos iniciais, apontando o potencial que o Acre tem de se tornar um exemplo para o mundo em termos de consciência ambiental. Mas, além disso, os próximos anos serão dedicados a ações de preservação ambiental em nossas escolas, adotando soluções cada vez mais alinhadas às medidas de preservação ambiental.

*Aberson Carvalho de Sousa é professor e secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Campanha suja em Feijó

TODA vez que surge uma candidatura que navega fora do sistema e que se torna…

28/09/2024

O aniversário de Cruzeiro do Sul, a 2a maior cidade do Estado do Acre

Conhecida por suas ladeiras, arquitetura alemã e potencialidades turísticas, a segunda maior cidade do estado,…

28/09/2024

PISO DA ENFERMAGEM: valores de setembro já podem ser consultados; saiba quanto vem para o Acre

Os recursos complementares para o pagamento do piso da enfermagem referentes ao mês de setembro…

28/09/2024

MUDANÇAS CLIMÁTICAS imagens mostram devastação em aldeias indígenas do Acre

  Por CPI Acre --- Extremos provocados pelas mudanças climáticas vêm afetando em curtos espaço…

28/09/2024

Pesquisa traça perfil ideológico dos eleitores brasileiros: 31% dos acreanos são de direita

Levantamento realizado pelo DataSenado revela como fatores como região, raça, gênero, religião, renda e escolaridade…

28/09/2024

Força Nacional do SUS: Atuação no combate às emergências climáticas no Brasil

As mudanças climáticas têm provocado uma série de emergências em todo o Brasil, exigindo respostas…

28/09/2024