Destaque

DescarboDesativação de usina térmica de Cruzeiro do Sul será como retirar de circulação mais de 95 mil carros

Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Estado, com 91,8 mil habitantes de acordo com o Censo de 2022, é abastecida por energia elétrica gerada por uma usina térmica, ou seja, a usina queima combustível para gerar energia que atende aos cidadãos. Além de Cruzeiro do Sul, a usina gera eletricidade para Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Vale destacar que a geração de energia térmica não é responsabilidade da Energisa.  

Atualmente são consumidos cerca 150 mil litros de diesel por dia para manter a usina em funcionamento. Por mês, isso gera um custo de quase R$ 33 milhões em combustível. Por ano, a usina emite 119 mil toneladas de gás carbônico (CO2e) para a atmosfera, que é altamente poluente, contribui para o aquecimento global e até para a proliferação de doenças respiratórias na população. 

Para se ter uma ideia do impacto disso, ao desligar a térmica de Cruzeiro do Sul será como se retirássemos 95,2 mil carros das ruas*. Mas, esse cenário logo será transformado no Juruá. A tão sonhada conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) deve acontecer no próximo ano. Com isso, toda a região será atendida pela mesma energia que mantém Rio Branco e boa parte do Brasil, por meio de rede de transmissão de energia. Assim, a população terá uma energia limpa e de qualidade. 

O projeto de interligação é um compromisso que a Energisa assumiu ao chegar ao Acre, em dezembro de 2019. São anos de investimentos e muitas obras para tornar isso possível. Além da linha de transmissão (que não é de responsabilidade da Energisa), foram construídas centenas de quilômetros de redes de distribuição e subestações de energia em todo o estado. É o impulsionamento necessário para suportar o desenvolvimento e o crescimento econômico da região, nos setores industrial, comercial e residencial, contribuindo para a geração de empregos e renda da população. 

Para o coordenador de Construção de Subestação da Energisa Acre, Aislan Kelvin, a interligação vai gerar um crescimento para o estado. “Essas obras vão garantir desenvolvimento sustentável do estado. Além de garantir autonomia energética para o Acre. Para as subestações já construídas nos municípios de Feijó, Tarauacá, Manoel Urbano e Asis Brasil, com a desativação das termoelétricas e interligação ao SIN, os indicadores de qualidade mostram que a duração das interrupções caiu e a frequência delas também, melhorando a qualidade da energia para o cliente”, detalha o coordenador. 

Você já ouviu falar em descarbonização?  

É quando os combustíveis fósseis, que emitem gás carbônico, são substituídos por fontes de energia renovável. O Acre localizado no meio da Floresta Amazônica não podia estar de fora desse movimento que é global. 
O desligamento das usinas térmicas no Acre é um projeto audacioso liderado pela Energisa Acre e começou em 2020 com a entrega das subestações de Assis Brasil e Manoel Urbano. Mais recentemente, os municípios de Tarauacá e Feijó também foram interligados e tiveram as usinas desligadas. 
Depois de 2025, apenas as usinas térmicas dos municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus continuarão em funcionamento, por falta de acesso terrestre. Mas alternativas já estão sendo estudadas. 
* FONTE: Saiba: seu carro emite um carro de carbono por ano! (mobilize.org.b

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024