A popularidade do chá como uma bebida reconfortante e terapêutica tem crescido exponencialmente nos últimos anos, com uma variedade cada vez maior de opções disponíveis nas prateleiras dos supermercados.
No entanto, surge a questão: será que o chá de saquinho oferece os mesmos benefícios à saúde que o chá preparado a partir de folhas soltas?
Enquanto o chá de saquinho é conhecido por sua praticidade e conveniência, há quem afirme que o chá de folhas soltas oferece propriedades nutricionais superiores.
Mas, afinal, eles são a mesma coisa?
Não. O chá desidratado ou de saquinho é considerado um alimento industrializado. Diferentemente do natural, em que as partes das plantas são escolhidas a dedo, conforme seus benefícios e sabores, no produto em saquinho, a planta inteira é triturada.
Apesar de preservar alguns nutrientes, como os minerais, no processo de fabricação do chá industrializado são perdidos polifenóis e vitaminas, como a vitamina C, que é altamente volátil, além de diversos óleos essenciais, aroma e sabor.
Por isso, o ideal é investir na bebida feita de folhas, caule ou raízes naturais. Evite apenas utilizar o processo de fervura durante a fabricação do chá, que também perde benefícios se feito dessa maneira. O ideal é desligar o fogo quando começarem a aparecer as primeiras bolhas.
Fontes: Marisa Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Daniela Gomes, nutróloga do HCor.
Fonte: UOL