O Cuscuz, alimento tradicional da região nordeste do Brasil, foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Nesta terça-feira (19), é comemorado o Dia Mundial do Cuscuz.
Com o passar do tempo o alimento foi incorporado na cultura árabe, que se estabeleceu também em parte da Europa. O prato permaneceu popular e também foi levado para os territórios colonizados por franceses, espanhóis e portugueses. Ao Brasil foi trazido pelos colonizadores portugueses e se tornou a base alimentar dos negros escravizados e era vendido em tabuleiros.
No livro ‘A História da Alimentação Brasileira’, o autor, Luis da Câmara Cascudo já mencionava o prato como um dos pilares da nossa alimentação. “Certo é que portugueses e africanos vieram para o Brasil conhecendo o cuscuz. Aqui é que ele se fez de milho e molhou-se no leite de coco”, diz trecho do livro. Com o tempo, o Cuscuz se espalhou pelo país e ganhou características regionais.
Cuscuz nordestino x Cuscuz paulista
O cuscuz faz parte do dia-a-dia do brasileiro e, às vezes até aparece em discussões na internet. A polêmica envolvendo as duas regiões do país tenta decidir qual é o melhor.
O cuscuz tradicional nordestino é feito com flocão de milho hidratado com água e sal. Depois de cozido, dá para comer com manteiga, queijo ou acompanhamentos. Já o cuscuz paulista tem sardinha, pimentão, cebola e ovos misturado com a massa.
Em homenagem à data, a prefeitura de Salvador entrou na onda dos memes e publicou em suas redes sociais uma imagem que brinca com a polêmica. Em tom descontraído, a prefeitura de São Paulo comentou “#TodoCuscuzImporta”.
Fonte: Terra
Foi lançada nesta quinta-feira (21) uma nova ferramenta do aplicativo de mensagens WhatsApp. Nela, agora…
O ex-governador do Acre e ex-senador Flaviano Melo morreu aos 75 anos nessa quarta-feira em…
Policiais militares foram flagrados agredindo duas mulheres durante uma festa na cidade de Pilão Arcado,…
Um homem foi flagrado roubando um aparelho de som em uma loja do "Baianão" nesta…
O Papa Francisco divulgou na quarta-feira (20) ter aprovado uma série de mudanças relacionadas aos…
Pedestres que transitavam em uma calçada no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio…