Categorias: Notícias

Estudo revela presença de microplásticos em placentas humanas; entenda

Pesquisas já revelaram a presença dos microplásticos nos lugares mais inusitados possíveis e, no caso de itens como águas engarrafadas e outros alimentos industrializados, nem chocam mais. Mas, agora, em um novo estudo, os pesquisadores descobriram a presença de microplásticos em amostras de placentas.

A pesquisa foi publicada em 17 de fevereiro na revista científica Toxicological Sciences. De acordo com o estudo, foram encontrados microplásticos em 62 amostras de placentas e as concentrações das partículas de até 1 milímetro variam de 6.5 a 790 microgramas por grama de tecido.

A pesquisa foi liderada por Matthew Campen que é doutor e professor de regentes no Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Novo México, e ele alega preocupação com os efeitos do microplástico na saúde humana, considerando o aumento cada vez maior dessas partículas no meio ambiente.

“Se a dose continuar subindo, começamos a nos preocupar. Se observarmos efeitos nas placentas, então toda a vida dos mamíferos neste planeta poderá ser afetada. Isso não é bom”, afirma o toxicologista, em comunicado.

Dentre os plásticos encontrados estão o polietileno e materiais como PVC, náilon e até poliestireno — que costuma estar presente nos pentes, cabides, embalagens para pastas e margarinas.

Alerta

Não é a primeira vez que microplásticos são encontrados em tecido humano, já que foram descobertos em 2020. Contudo, desta vez, o estudo teve como objetivo medir a quantidade e os tipos de plástico que poderiam ser encontrados.

Em teoria, alguns microplásticos chegam a ser tão pequenos que podem atravessar todos os tipos de membranas do organismo humano. Contudo, novos estudos ainda se mostram necessários para confirmar se eles realmente podem passar da placenta para os fetos.

Uma preocupação a se pensar é a rapidez com que a concentração desses plásticos pode aumentar nas placentas. Elas existem apenas por cerca de oito meses, porém e os demais órgãos humanos? Será que eles também acumulam plásticos durante períodos mais longos?

Metropoles
Compartilhe
Publicado por
Metropoles

Últimas Notícias

Concurso Unificado da Justiça Eleitoral: divulgados horários das provas para analista e técnico judiciário

O edital para a consulta pública aos horários das provas do Concurso Público Unificado da…

24/11/2024

O Acre se despede de Flaviano Melo

Neste sábado, 23, o Acre se despediu de uma de suas figuras políticas mais marcantes,…

24/11/2024

Uma artista acreana no catálogo internacional do artesanato; conheça o trabalho de Rodney Paiva

Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…

24/11/2024

Aprovados R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil estudantes do Norte e Nordeste; 526 escolas estão no Acre

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…

24/11/2024

Divulgada relação candidato/vaga final da seleção pública de 2024 do BNDES

No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…

24/11/2024

MDB vai manter Vagner Sales na presidência, em meio a ameaças

A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…

24/11/2024