Manchete

Justiça do Trabalho libera mais de R$ 13 milhões para a aquisição de um helicóptero para os Bombeiros do Acre

Por TRT14 —

Em uma decisão importante do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) foi autorizada a liberação de mais de R$13 milhões de reais para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre. O valor já disponível na conta da instituição será usado para a compra de um helicóptero no sentido de garantir a eficiência e a segurança das operações e de atendimentos emergenciais, na salvaguarda de vidas e proteção ao patrimônio público e privado no estado do Acre.

O recurso para a aquisição da aeronave é em cumprimento de sentença, oriunda de uma Ação Civil Pública, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 28/2013, firmado entre o Estado do Acre e o Ministério Público do Trabalho.

A ação que garantiu a destinação deste investimento teve início em 2011, contra a Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), pela prática de crime de responsabilidade, por contratação irregular de servidores, ferindo o que estabelece no art. 37 da Constituição Federal.

A sentença foi proferida em dezembro de 2023, pelo juiz do Trabalho Substituto Bruno Henrique da Silva Oliveira, da 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco, no Acre. O juiz considerou na sentença, que a prática representa uma violação expressa às determinações constitucionais que preveem a aprovação prévia em concurso público, para investidura em cargo ou emprego público.

“A não observância do requisito constitucional implica a nulidade do ato e a punição da autoridade responsável, nos termos da lei, exegese do parágrafo segundo do art. 37, da Constituição Federal”.

O presidente do Regional, desembargador Osmar J. Barneze, ressaltou a importância desta decisão que levou à doação deste valor para a compra da aeronave. O desembargador enfatizou que essa medida demonstra como uma irregularidade trabalhista pode resultar em benefícios para toda a sociedade. Destacou ainda que o trabalho conjunto do Ministério Público do Trabalho (MPT), que propôs a ação, e da Justiça do Trabalho, que respondeu rapidamente, foi fundamental para esse resultado.

Com essa iniciativa a população acriana poderá contar com mais um recurso valioso na luta contra os desafios enfrentados diariamente pelo Corpo de Bombeiros.

(Processo n. 00302003519975140404)

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

No Dia da Independência, Gladson garante fortalecer poderes no Acre

Com o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro devido aos altos índices de…

07/09/2024

Estudo indica 2 vegetais para reduzir a pressão alta. Saiba quais

Manter uma dieta controlada é obrigatório para quem tem pressão alta. Mas não são apenas…

07/09/2024

Motorista foge de tentativa de assalto por homens de fuzil no meio da rua; veja vídeo

As imagens de uma tentativa de assalto, na madrugada desta quinta-feira (5), assustaram internautas após…

07/09/2024

Vídeo: Mãe denuncia PM por ofender filho de 6 anos: “Deixa de ser viadinho”

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), identificado como Rafael Vasconcelos Santos Gomes,…

07/09/2024

O Pantanal vai acabar? Entenda a “previsão” da ministra Marina Silva

As queimadas que estão atingindo o Pantanal têm preocupado autoridades sobre o futuro do bioma.…

07/09/2024

Jovem reage a assalto, toma faca de ladrão e golpeia bandidos; Confira o vídeo

Um jovem reagiu a um assalto na noite dessa quinta-feira (5/9), na QNM 12, em…

07/09/2024