Manchete

Justiça do Trabalho libera mais de R$ 13 milhões para a aquisição de um helicóptero para os Bombeiros do Acre

Por TRT14 —

Em uma decisão importante do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) foi autorizada a liberação de mais de R$13 milhões de reais para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre. O valor já disponível na conta da instituição será usado para a compra de um helicóptero no sentido de garantir a eficiência e a segurança das operações e de atendimentos emergenciais, na salvaguarda de vidas e proteção ao patrimônio público e privado no estado do Acre.

O recurso para a aquisição da aeronave é em cumprimento de sentença, oriunda de uma Ação Civil Pública, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 28/2013, firmado entre o Estado do Acre e o Ministério Público do Trabalho.

A ação que garantiu a destinação deste investimento teve início em 2011, contra a Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), pela prática de crime de responsabilidade, por contratação irregular de servidores, ferindo o que estabelece no art. 37 da Constituição Federal.

A sentença foi proferida em dezembro de 2023, pelo juiz do Trabalho Substituto Bruno Henrique da Silva Oliveira, da 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco, no Acre. O juiz considerou na sentença, que a prática representa uma violação expressa às determinações constitucionais que preveem a aprovação prévia em concurso público, para investidura em cargo ou emprego público.

“A não observância do requisito constitucional implica a nulidade do ato e a punição da autoridade responsável, nos termos da lei, exegese do parágrafo segundo do art. 37, da Constituição Federal”.

O presidente do Regional, desembargador Osmar J. Barneze, ressaltou a importância desta decisão que levou à doação deste valor para a compra da aeronave. O desembargador enfatizou que essa medida demonstra como uma irregularidade trabalhista pode resultar em benefícios para toda a sociedade. Destacou ainda que o trabalho conjunto do Ministério Público do Trabalho (MPT), que propôs a ação, e da Justiça do Trabalho, que respondeu rapidamente, foi fundamental para esse resultado.

Com essa iniciativa a população acriana poderá contar com mais um recurso valioso na luta contra os desafios enfrentados diariamente pelo Corpo de Bombeiros.

(Processo n. 00302003519975140404)

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024