Notícias

Lei estabelece obrigatoriedade da concessionária de energia elétrica oferecer opções de pagamento no ato da suspensão do serviço

A lei estadual nº 4.195, publicada no Diário Oficial do Acre (DOE) desta quinta-feira, 23, estabelece que a concessionária de serviço público de energia elétrica, operada no estado pela Energisa, fica obrigada a disponibilizar ao consumidor, no ato da suspensão dos serviços, formas de pagamento imediato, com o intuito de evitar a interrupção do fornecimento de energia.

A empresa deverá oferecer a opção de pagamento por meio de cartões de débito ou crédito, ou via PIX. Para proporcionar o pagamento dos débitos vencidos via PIX, o funcionário da companhia elétrica deve portar a fatura munida de QR Code ou possibilitar o pagamento por meios eletrônicos.

O pagamento do débito evitará a suspensão do fornecimento do serviço. Caso a concessionária de energia elétrica não cumpra com as disposições estabelecidas na lei, será penalizada com multa no valor de três vezes o valor da taxa de religação.

Entretanto, caso, no ato do desligamento, o consumidor não seja encontrado, fica autorizada a suspensão do serviço. O projeto de lei nº 70/2023, em que se baseia essa lei, é de autoria do deputado estadual Eduardo Ribeiro.

De acordo com a presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), Alana Albuquerque, “a interrupção do fornecimento de energia elétrica possui função punitiva ao consumidor inadimplente, forçando-o a realizar o pagamento de suas pendências. Garantir a possibilidade de pagamento antes da interrupção garante a possibilidade desse consumidor quitar seu débito perante a empresa, sem que passe pelo transtorno de ficar sem luz em sua residência ou estabelecimento, podendo ter alimentos estragados, equipamentos prejudicados, bem como a tardia religação da empresa, que atualmente compreende um prazo de espera de até 24 horas ou mais”.

Assessoria
Compartilhe
Publicado por
Assessoria

Últimas Notícias

Sindifisco Nacional faz diagnóstico sobre situação precária das unidades aduaneiras de fronteira no país

Apesar de o Brasil possuir uma fronteira terrestre de 16,9 mil quilômetros, responsável por conectá-lo…

17/09/2024

Quaest/TV Acre: Bocalom lidera com 47% e Marcus tem 36%

A segunda pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Rio Branco, divulgada pela…

17/09/2024

Inflação de agosto de 2024: preços caem em Rio Branco; saiba quais produtos foram impactados

Do Fórum Empresarial do Acre --- No mês de agosto, tanto o Acre quanto o…

17/09/2024

A grande mobilização do governo contra os incêndios no Vale do Juruá

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e…

17/09/2024

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

O excesso de fuligem e fumaça no ar, associado ao clima seco que atinge boa…

17/09/2024

A nova promessa de criação da Autoridade Climática Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (10) que vai mesmo criar…

17/09/2024