Destaque

Ministério deve realizar ‘Diálogos pela Inclusão’ no Acre

O Ministério das Mulheres, por meio da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres (Senev), realizou mais uma edição do “Diálogos pela Inclusão”, desta vez em Roraima, entre 9 e 11 de outubro. Em parceria com o Governo de Roraima, via Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPPM), municípios e lideranças indígenas, a caravana percorreu diversas comunidades nos municípios de Alto Alegre, Paracaima e Uiramutã, chegando ao território indígena Raposa Serra do Sol, com o tema “Inclusão de Políticas Públicas para as Mulheres e Meninas em Comunidades Indígenas de Roraima”.

Por meio da escutiva ativa e qualificada, os diálogos foram realizados com o objetivo de debater políticas públicas para meninas e mulheres, visando a prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência, em especial o abuso sexual e a violência doméstica e familiar. Também foram abordados temas como direito à saúde e educação, aborto previsto em lei, autonomia econômica e cultura.

“Roraima está no ranking de meninas grávidas entre 10 e 14 anos, então nós fomos dialogar sobre essa realidade de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, debater quais são os problemas da rede no estado, analisar o funcionamento dos serviços de atendimento. Desta vez fomos sobretudo em comunidades indígenas, mas temos perspectiva de retornar para dialogar também em Rio Branco, no Acre, para discutir com as comunidades ribeirinhas”, explica Pagu Rodrigues, coordenadora-geral de Prevenção à Violência contra Mulheres, da Senev/MMulheres.

Os diálogos envolveram também representantes de órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra mulher para pensar fluxos e protocolos de atendimento. Participaram do encontro a Defensoria Pública de Roraima, FUNAI regional, Polícia Civil, além de representantes das prefeituras de Boa Vista, Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã.

A proposta é que as ações resultem na produção e implementação adequada de políticas públicas efetivas voltadas a mulheres indígenas do estado de Roraima, assim como mulheres negras, LBT, com deficiência, migrantes, do campo, da floresta, das águas e da cidade.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

No Dia da Independência, Gladson garante fortalecer poderes no Acre

Com o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro devido aos altos índices de…

07/09/2024

Estudo indica 2 vegetais para reduzir a pressão alta. Saiba quais

Manter uma dieta controlada é obrigatório para quem tem pressão alta. Mas não são apenas…

07/09/2024

Motorista foge de tentativa de assalto por homens de fuzil no meio da rua; veja vídeo

As imagens de uma tentativa de assalto, na madrugada desta quinta-feira (5), assustaram internautas após…

07/09/2024

Vídeo: Mãe denuncia PM por ofender filho de 6 anos: “Deixa de ser viadinho”

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), identificado como Rafael Vasconcelos Santos Gomes,…

07/09/2024

O Pantanal vai acabar? Entenda a “previsão” da ministra Marina Silva

As queimadas que estão atingindo o Pantanal têm preocupado autoridades sobre o futuro do bioma.…

07/09/2024

Jovem reage a assalto, toma faca de ladrão e golpeia bandidos; Confira o vídeo

Um jovem reagiu a um assalto na noite dessa quinta-feira (5/9), na QNM 12, em…

07/09/2024