Destaque

Emily Vitoria escreve: o grande símbolo de Cruzeiro do Sul

Catedral Nossa Senhora da Glória: símbolo de fé e cartão-postal de Cruzeiro do Sul

Quando se fala em Cruzeiro do Sul, automaticamente vem à memória a imagem da Catedral Nossa Senhora da Glória, uma das construções mais lindas e únicas que já vi. Conversei com o historiador cruzeirense Antônio Franciney de Almeida Rocha, a fim de saber mais sobre a história da construção do templo e fiquei impressionada com tudo o que ouvi e aprendi. Vimos muitas fotos antigas, comparamos com as atuais e é inegável a grandiosidade histórica e arquitetônica do lugar.

Apesar de ser cruzeirense e sempre ouvir muitos relatos sobre a catedral, eu não sabia de muita coisa; por exemplo, o primeiro templo cristão da região foi construído em 1914, a conhecida Igreja Matriz, localizada no alto do Morro da Glória. Com o crescimento da religião, surgiu a vontade de construir a catedral em outro local e, dada a grandiosidade da estrutura pretendida, padres alemães contrataram o arquiteto Jorge Rugardo Bercth. As obras se iniciaram em 15 de agosto de 1957 e em 15 de novembro de 1965 aconteceu a primeira missa na atual Catedral Nossa Senhora da Glória, celebrada pelo padre Dom Henrique Ruth. Bom, não é sem motivos que o dia 15 é tão importante para a Diocese.

O formato octogonal da parte superior da igreja sempre me chamou atenção, o que poucos sabem é que a cobertura, que possuía um formato novo para a época, foi montada no chão para ser erguida aos poucos, com a subida das paredes. Outra coisa que não passa desperecida pelos visitantes do local é a enorme pintura de Nossa Senhora do Apocalipse, inspirada no capítulo 12 do livro do Apocalipse. A imagem, de tirar o fôlego, assim como os umbrais, foram pintados pelo artista Lorenz Johannes Heilmair.

O que me surpreendeu nesse mar de informações foi saber que o sino que hoje faz parte da catedral foi retirado da antiga Igreja Matriz, antes que ela fosse demolida. O enorme artefato foi doado por J. M. Ruela e consagrado em 2 de março de 1947. Durante mais 60 anos, o famoso sino foi tocado pontualmente às 6 horas, ao meio-dia e às 18 horas, pelo senhor Alberto Rodrigues de Brito, que iniciou essa tradição quando tinha apenas 20 anos, quando a igreja ainda era de madeira, localizada no alto do Morro da Glória. A primeira badala aconteceu em 15 de novembro de 1965. O “seu Alberto”, como era conhecido, morreu no dia 22 de junho de 2023.

E o que dizer do famoso Novenário? A sua primeira edição teria acontecido em 1915, organizada pelo padre Luiz Domic, e um fato curioso é que a procissão ainda não seria em honra a Nossa Senhora da Glória. Possivelmente a tradição de honrar Nossa Senhora durante o evento se iniciou apenas em 1918. Até hoje, milhares de fiéis se reúnem tradicionalmente no dia 15 de agosto, na segunda maior festa religiosa da Região Norte; é o momento em que os católicos renovam a sua fé e honram a sua padroeira.

O que me chamou a atenção durante a conversa com o Franciney foi a sua paixão pela história, além da seriedade e respeito com que trata os fatos. Foi fácil conversar e gostoso ouvir tudo. Diego, Marquinhos e Demetrio estiveram comigo e, assim como eu, saíram ainda mais apaixonados pelas histórias de Cruzeiro do Sul. Mal posso esperar para descobrir muito mais!

Emily Vitória é repórter da Secretaria de Estado de Comunicação no município de Cruzeiro do Sul

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

No Dia da Independência, Gladson garante fortalecer poderes no Acre

Com o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro devido aos altos índices de…

07/09/2024

Estudo indica 2 vegetais para reduzir a pressão alta. Saiba quais

Manter uma dieta controlada é obrigatório para quem tem pressão alta. Mas não são apenas…

07/09/2024

Motorista foge de tentativa de assalto por homens de fuzil no meio da rua; veja vídeo

As imagens de uma tentativa de assalto, na madrugada desta quinta-feira (5), assustaram internautas após…

07/09/2024

Vídeo: Mãe denuncia PM por ofender filho de 6 anos: “Deixa de ser viadinho”

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), identificado como Rafael Vasconcelos Santos Gomes,…

07/09/2024

O Pantanal vai acabar? Entenda a “previsão” da ministra Marina Silva

As queimadas que estão atingindo o Pantanal têm preocupado autoridades sobre o futuro do bioma.…

07/09/2024

Jovem reage a assalto, toma faca de ladrão e golpeia bandidos; Confira o vídeo

Um jovem reagiu a um assalto na noite dessa quinta-feira (5/9), na QNM 12, em…

07/09/2024