Destaque

Idealizado por acreana, e-Título é um dos melhores apps

O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é um dos 20 melhores aplicativos governamentais do país segundo o Prêmio iBest 2023. Essa é a maior premiação para produtos da internet no Brasil, que indica as melhores iniciativas do universo digital, considerando a presença unificada nas diversas plataformas que o compõem, como sites, apps e redes sociais.

Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o e-Título, versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel, já foi emitido por quase 42 milhões de eleitoras e eleitores. O app permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação e a verificação da existência de débitos eleitorais.

O app concorre na categoria Governo Federal do Prêmio iBest 2023. A premiação lista as melhores ferramentas digitais do Brasil, promove o merecido reconhecimento aos competidores e concede a oportunidade para que as brasileiras e os brasileiros possam interagir, votar e opinar, de forma colaborativa, nas principais redes.

Em 1º de agosto, será divulgada uma nova lista com os 10 melhores aplicativos da categoria Governo Federal. A partir da fase Top10, são realizadas duas votações paralelas – uma de acordo com a percepção popular e outra por meio de um júri de especialistas. As três iniciativas mais bem colocadas avançam para a fase Top3, podendo concorrer ao título de melhor do Brasil pelo júri popular e/ou pelo júri da Academia iBest.

Sobre o e-Título

O uso do e-Título como documento de identificação no dia da eleição está previsto na Resolução TSE nº 23.669/2021. Além de servir como a própria versão digital do título, o app possibilita ao usuário justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e de nada consta criminal eleitoral.

Neste ano, a Justiça Eleitoral implementou outras novas funcionalidades no e-Título. Agora, também é possível pagar multas via PIX, acompanhar o histórico de justificativas eleitorais e gerar um arquivo do título próprio para impressão. A conferência biométrica facial é outra funcionalidade atualmente disponível no app.

Idealizado no Acre

Foi durante uma leitura de domingo, em 2017, que Rosana Magalhães, hoje diretora do Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE-AC), teve um insight e pensou que não só acreanos, mas todos os brasileiros podiam acessar suas informações eleitorais em um aplicativo.

Foi naquele domingo que nasceu, da ideia de uma mulher, servidora do Acre, o embrião do e-Título, que hoje é uma das principais ferramentas da Justiça Eleitoral. Na época, Rosana era secretária de tecnologia e apresentou a proposta no setor e, a partir daí, a ideia da servidora do TRE-AC passou a ser uma força-tarefa da Justiça eleitoral para que, além de um documento, o e-Título também funcionasse como um banco de dados.

“Quando a coisa tem que acontecer, ela vai rompendo barreiras e foi célere demais. A presidente do TRE acreano na época, Desembargadora Regina Ferrari, abraçou a ideia e tivemos a sorte de estar no final da gestão do ministro Gilmar Mendes e, mesmo assim, ao saber da proposta do e-Título, ele pediu celeridade. Até porque ele queria na gestão dele, obviamente, entregar esse produto. A gente participou do desenvolvimento direto, porque aí o TSE tomou de conta de todo o projeto e participei, participo até hoje do grupo que define as inovações, o crescimento, as novidades do e-Tìtulo, que não é mais um produto do Acre, é um produto da Justiça Eleitoral”, relembrou Rosana Magalhães.

Com informações do TSE

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Comunidades ribeirinhas do Acre recebem visita técnica da Força Nacional do SUS

m Cruzeiro do Sul, município acreano, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde…

20/09/2024

Com 3 mil vagas, governador anuncia o maior concurso da história para a Educação do Acre

Durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, 20, no Palácio Rio Branco, o governador do Acre,…

20/09/2024

Delta/ac24horas: 45% consideram gestão de Gladson Cameli ótima/boa e 13% reprovam

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, em parceria com o ac24horas, divulgou nesta sexta-feira, 20, a…

20/09/2024

Delta/ac24horas: Marcus tem 39%, Bocalom 38%, Jarude 5% e Jenilson 3%

Marcos Venicios/ac24giras O Instituto Delta Agência de Pesquisa divulgou nesta sexta-feira, 20, a terceira pesquisa…

20/09/2024

Os novos alertas sobre cuidados com a saúde nestes tempos de queimadas e fumaceiro no Acre

Com a intensificação da fumaça no Acre e em outras regiões do Brasil, a qualidade…

20/09/2024

Regras para compras emergenciais no Acre são flexibilizadas para enfrentamento à situação climática

Publicada nesta terça-feira (17) no Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar…

20/09/2024