Manchete

A presença do Acre no mutirão nacional pelo preço justo

O Mutirão Nacional do Preço Justo é uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e está sendo realizado em todos os estados do país nesta quarta-feira, 24.

Acompanhando a Política Nacional de Defesa do Consumidor no âmbito estadual, o órgão realiza a coleta dos preços em 11 municípios e encaminhará o relatório à Senacon, como cumprimento da primeira etapa da Operação Preço Justo, que visa monitorar se a redução do preço dos combustíveis concedido pela Petrobras está chegando ao consumidor.

Os municípios que estão sendo acompanhados são: Rio Branco, Senador Guiomar, Brasileia, Epitaciolândia, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Sena Madureira, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

O chefe de fiscalização do Procon/AC, John Lynneker, destaca que as equipes federais ou estaduais irão fazer o levantamento das informações para um posterior relatório, que será divulgado à população.

“A equipe está indo fazer o monitoramento do preço na bomba para que o consumidor seja agraciado também com descontos aplicados na ponta da cadeia, e para verificar e coibir qualquer tipo de abusividade”, ressaltou.

A Senacon criou ainda um canal de denúncias online, no portal do MJSP (mj.gov.br) para que o consumidor possa formalizar suas reclamações.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, declarou que a ação é realizada tendo em vista os anúncios sobre a redução do custo nas refinarias pelo governo federal e também pela Petrobras.

“A intenção é garantir que os direitos dos consumidores sejam devidamente respeitados. Por esse motivo, o Acre estará realizando essa ação de coleta de preços de todos os combustíveis comercializados, e posteriormente estaremos encaminhando um relatório para a Senacon, em atendimento a essa demanda” disse.

Alana explicou também que é importante que o consumidor registre a sua reclamação por meio do canal de denúncias criado pela Senacon.

“A participação dos consumidores é fundamental, sendo que, em caso de suspeita de abusividade, devem denunciar por meio do portal, ou pelo Disk Denúncia 151 do Procon/AC, para nos auxiliar na realização dos processos administrativos sancionadores”, afirma.

Caso seja constatada alguma irregularidade, estará sujeita à imposição de sanções legais previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) pelo Procon/AC, o qual adotará todas as medidas cabíveis.

Na segunda fase do mutirão, será realizada uma análise técnica de acompanhamento envolvendo a Senacon, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), bem como será criado o comitê permanente de monitoramento do Mercado de Combustíveis, com a participação das instituições de defesa do consumidor e agentes técnicos na qualidade, segurança e precificação de combustíveis.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

DescarboDesativação de usina térmica de Cruzeiro do Sul será como retirar de circulação mais de 95 mil carros

Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Estado, com 91,8 mil habitantes de acordo…

03/05/2024

Os motivos que levaram à queda do desemprego no Estado do Acre

O Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira, 1º, historicamente relembrou o movimento da categoria por…

03/05/2024

Com R$8,4 milhões em investimentos, Manoel Urbano e Rio Branco terão novas unidades básicas de saúde

O Ministério da Saúde anunciou no fim de abril investimentos de R$ 8,4 milhões em…

03/05/2024

Saúde usa Google para facilitar acesso aos postos de vacinação no Acre

O Ministério da Saúde e o Google anunciaram uma parceria para aprimorar o acesso às…

03/05/2024

“Instabilidade no sistema” leva Ufac a prorrogar matrículas no Sisu 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) anunciou a prorrogação do prazo para as matrículas dos ingressantes…

03/05/2024

“O negacionismo climático ameaça a vida”

Fiocruz -- A jovem mulher, negra, acreana, filha de um seringueiro e de uma dona…

03/05/2024