Concursos e Editais

Mais Médicos: 14 municípios do Acre são contemplados; saiba quais

As inscrições para o Programa Mais Médicos estarão abertas a partir da sexta-feira (26), com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde divulgou edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil. Dessas vagas, 56 estão destinadas ao Acre, para 14 municípios do estado: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Capixaba, Brasiléia, Rodrigues Alves, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.
Em toda a região Norte, serão 1.471 vagas. O programa, que visa garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais, traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.
Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país. As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.
Além da oportunidade de qualificação, todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa e, aqueles que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior.
Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no Programa Mais Médicos e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de 1.000 vagas inéditas para a Amazônia Legal. Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIS), inclusive no território Yanomami que se encontra em situação de emergência sanitária.
A expectativa do Governo Federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.
Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, pelo endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br. Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.
Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Novo secretário de Saúde do município de Rio Branco é empossado; saiba quem é ele

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, deu posse, nesta quinta-feira (2), ao novo secretário…

02/05/2024

Os 108 anos da Polícia Militar do Acre; veja programação completa do aniversário

Com uma história que remonta aos primeiros anos do século XX, a Polícia Militar do…

02/05/2024

Mudança na prova prática do Detran: PL prevê autorizar o uso de veículo pessoal no exame

A prova prática do Detran é responsável por tirar o sono de muita gente, afinal,…

02/05/2024

Como garantir renda extra com produtos para o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data muito estratégica para o varejo. Depois do Natal,…

02/05/2024

Cabelo de 2,57m faz ucraniana quebrar recorde bizarro e virar ‘Rapunzel da vida real’; conheça Aliia Nasyrova

Imagina colocar seu nome no livro mais importante do mundo? Existem tantos recordes no Guinness…

02/05/2024

Quando será o próximo feriado? Confira as datas deste ano

Olhando o calendário agora, dá a sensação que estamos tão distantes de uma "folguinha", não…

02/05/2024