Destaque

Gladson defende cultura indígena do Acre no exterior

O governador do Acre, Gladson Cameli, disse que a preservação das culturas e tradições dos povos indígenas precisam ser preservadas. O chefe do Executivo acreano fez uma fala emocionada nesta segunda-feira, 8, no encontro do GCF Task Force, ou Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, evento que promove o compartilhamento de experiências entre autoridades governamentais, em Washington, nos Estados Unidos.

Acompanhado da titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), Julie Messias, o governador apresentou um vídeo de uma visita que fez na tribo Katukina, em Cruzeiro do Sul, de modo a apresentar a todos os participantes do encontro da Força-Tarefa a sensibilidade da cultura indígena.

Cameli disse que é preciso pensar a Amazônia de forma grande e defensiva e que tem um compromisso com a pauta dos povos originários.

“Precisamos ainda ter um olhar especial para as nossas crianças e jovens, que representam o futuro dos nossos estados, províncias e países. Se queremos desenvolver uma economia florestal produtiva e sustentável, temos que olhar de maneira especial para a educação e a preservação ambiental”, completou o governador.

Gladson Cameli enfatizou, ainda, que como governador ele tem a oportunidade e o privilégio de conhecer lugares incríveis do estado, e com isso a responsabilidade com essas pessoas cresce ainda mais. “Precisamos de alternativas definitivas para que a cultura e a tradição desses povos possam continuar sendo preservadas”, ponderou Cameli.

Experiências Compartilhadas
Ainda na parte da tarde, o governador participou de uma troca de experiências, com o objetivo de apresentar o Programa Acre mais Produtivo (Proamp), coordenado pela Secretaria de Planejamento, com apoio do Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID), envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, para fortalecer o desenvolvimento da bioeconomia, fortalecimento das cadeias produtivas e monitoramento ambiental.

O Proamp tem ações voltadas à consolidação da produção sustentável, garantindo acesso a mercados, aumentando o desenvolvimento econômico e a redução do problema, a sustentabilidade ambiental e social.

“E estamos aqui para apresentar para que seja feita a análise da carta consulta do Programa Acre mais Produtivo, no valor de 60 milhões de dólares. Dessa forma, o governo garante mais ações de combate ao desmatamento”, disse o governador.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Rio Iaco atinge 32 centímetros e chega à maior seca história em Sena Madureira

O Rio Iaco, em Sena Madureira,  alcançou o nível de 32 centímetros neste domingo, 22,…

22/09/2024

Festival Matias de Teatro de Rua 2024 agita Rio Branco e municípios do Acre até segunda, 23/9

Promovido pela Cia Visse e Versa, o Festival Matias de Teatro de Rua 2024, que…

22/09/2024

FPM já começou a cair na conta das prefeituras; acompanhe situação do seu município

Os municípios brasileiros já  partilham dos R$ 1.389.171.888,90 referentes ao segundo repasse do mês de…

22/09/2024

Delta/ac24horas: Jéssica lidera com 49% e Zequinha tem 33% em Cruzeiro do Sul

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, em parceria com o ac24horas, divulgou uma pesquisa neste domingo, 22,…

22/09/2024

Delta/Fieac: Gerlen dispara com 53% e Gilberto tem 34% em Sena Madureira

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), divulgou…

22/09/2024

Vacina oral da poliomielite será substituída por dose ainda mais segura e eficiente no Acre, diz MS

Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente…

22/09/2024