Destaque

Adesão ao Mais Médicos deve ser feita até esta terça-feira (25)

prazo para adesão ou renovação dos municípios ao Programa Mais Médicos termina nesta terça-feira (25). A expectativa do Ministério da Saúde é divulgar o resultado preliminar das prefeituras contempladas nos próximos dias. O edital abriu 6.252 vagas em todo o país, incluindo 1.000 postos inéditos para a Amazônia Legal.

As vagas estão distribuídas em 2.074 municípios e, nesta etapa, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Entre os destaques desta edição estão as estratégias de incentivo elaboradas pela pasta para atrair os profissionais.

Na avaliação do secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, o programa é “uma política pública extensa e vigorosa que consegue cumprir o que promete: alocar médicos em regiões remotas e de alta vulnerabilidade”.

Nésio explica que esta primeira etapa é o momento do gestor confirmar ao Ministério da Saúde quantas vagas precisa para atender seu território. “O processo é simples, totalmente online e leva poucos minutos, por meio de acesso à plataforma e-Gestor. Após a realização desta primeira etapa, em um segundo momento haverá a abertura para o cadastramento dos profissionais de saúde”, esclarece.

O novo modelo do programa garante uma série de incentivos aos profissionais. Os médicos terão oportunidade de se especializar em medicina de família e comunidade durante a participação do programa, com oportunidades de mestrado e incentivos financeiros para pagamento da dívida com o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

A pasta também estruturou outros benefícios, como licença maternidade às médicas que se tornarem mães, com complementação do auxílio pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante o período de licença de seis meses. Os pais também terão direito a 20 dias de licença remunerada.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira (25) que a reforma trabalhista aprovada…

26/11/2024

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

26/11/2024

Procon SP recebe mais de mil reclamações sobre Black Friday

O Procon de São Paulo já recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras de Black Friday.…

26/11/2024

Rede Alyne: Saúde destina R$ 52 milhões para exames de pré-natal no SUS do Acre

Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 52 milhões para estados e municípios referentes…

26/11/2024

Workshop debate nesta terça (26) os rumos da fruticultura no Estado do Acre

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a Embrapa e o Sebrae/AC, em…

26/11/2024

Vacina contra Covid-19: de 6.000 doses, Acre aplicou pouco mais de 1,2 mil

O Brasil possui o maior programa de vacinação do mundo, com mais de 300 milhões…

26/11/2024