fbpx

Bibliotecas do Sesc: conhecimento e sintonia com o seu tempo

Nos dias de hoje, a informação tem que estar disponível a todo momento, em todo lugar, nas mais variadas formas. O Sesc oferece, por meio de sua rede de bibliotecas no Centro e Bosque, um canal de acesso ao conhecimento e entretenimento. Nas unidades, encontra-se espaço para ler, pesquisar e se divertir, seja com livros, na internet ou em outras atividades culturais.

Na década de 1980, Rio Branco ganhava um novo espaço para a disseminação da cultura. Era inaugurada a Biblioteca do Sesc. Na época, o espaço era uma sala pequena, com poucas estantes, e mesmo assim já era muito procurada. Com o passar do tempo, ela foi crescendo, ganhando novos livros e atraindo muitos amantes da literatura.

Acervo

Atualizado periodicamente, o acervo do Sesc é escolhido para oferecer conteúdo variados aos leitores. Nas bibliotecas há literatura brasileira e estrangeira para jovens e adultos, periódicos como jornais e revistas entre outros. Todos os anos, elas recebem ainda os contos e romances vencedores do Prêmio Sesc de Literatura.

Os títulos disponibilizados pelas bibliotecas do Sesc no Centro e Bosque agradam os mais variados gostos. Nas estantes estão livros infantis, biografias, romances, material didático e conteúdo acadêmico. As maiores demandas são pelos romances e livros didáticos utilizados no vestibular, que auxiliam estudantes que pretendem ingressar em curso superior.

Espaço de leitura para o comerciário

Na hora do almoço ou no final do expediente, as bibliotecas do Sesc no Centro ou Bosque, localizadas em pontos estratégicos no Centro da capital e no Bairro Bosque, são paradas obrigatórias para muitos comerciários. Depois do trabalho, o melhor é encontrar momentos de descontração nos livros.

Passeando os olhos pelas prateleiras, muitas pessoas descobrem novas formas de lazer, aprendizado e inserção cultural. É o caso do senhor Gerson Souza, que diariamente frequenta o ambiente. “É o meu momento de lazer. Faço questão de sempre vir aqui e ler, principalmente pelo prazer da leitura”, revelou Gerson.

Além das visitas rotineiras, a biblioteca do Sesc recebe estudantes de escolas públicas e privadas da capital para realização de uma série de atividades culturais. A programação é destinada a alunos de todas as idades, que entram em contato com cada parte da biblioteca e aprendem a utilizar os serviços.

Neste artigo