fbpx

Criado em 2013, com o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior, periferias de grandes cidades e áreas indígenas do Brasil, o Programa Mais Médicos conta, até o momento, com 8.727 profissionais atuando em todos os estados e no Distrito Federal.

A ampliação do programa com a contratação de novos profissionais é uma das pautas prioritárias do Governo Federal para os primeiros cem dias de gestão. De acordo com a ministra Nísia Trindade, a meta é reerguer o Mais Médicos e priorizar a contratação de profissionais brasileiros.

“A fragilização do Mais Médicos nos últimos anos deixou um vazio de assistência em vários municípios. Nossa meta é reverter esse quadro, mantendo as linhas básicas do programa e pensando em incentivos para os médicos brasileiros”, defende a ministra.

Os estados que contam com maior número de profissionais contratados, atualmente, são:

  • São Paulo (1.055);
  • Bahia (830);
  • Minas Gerais (708);
  • Ceará (641); e
  • Pernambuco (515).

Devido à criação do Mais Médicos, pelo menos 700 cidades localizadas em área remotas passaram a ter, pela primeira vez, um profissional para atendimento em atenção básica. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação no país.

Neste artigo