Destaque

Prefeitura de Rio Branco promove curso sobre a Doença da Paca

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da diretoria de Vigilância em Saúde, promoveu entre os dias 20 e 22, um curso sobre Vigilância e Controle da Equinococose Policística, também conhecida como doença da paca.

O curso foi ministrado para agentes de controle de Zoonoses, agentes de combate a Endemias e agentes comunitários de Saúde que trabalham em comunidades rurais e para alunos de medicina e medicina veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac) por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e Ufac, como parte das atividades do projeto Vigilância e Controle de Doenças Negligenciadas Endêmicas do Estado do Acre.

Equinococose Policística, na Região Norte, é uma doença zoonótica causada pelo estágio larval de tênias de helmintos do gênero Echinococcus, que possui como hospedeiros intermediários a paca e a cutia e como hospedeiros definitivos cães selvagens e o cão doméstico.

O parasita é introduzido no ambiente doméstico por meio da caça de subsistência, onde moradores de comunidades rurais descartam as vísceras da paca e da cutia para os cães domésticos que se infectam e liberam os ovos do parasita nas fezes. O ser humano se infecta por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.

A agente de Controle de Zoonose, Denize Araújo, comentou sobre a importância do curso para o município. “Este curso foi muito importante, porque é o primeiro realizado no estado do Acre e por abordar uma doença desconhecida na nossa região e nós como profissionais da zoonose precisamos desses conhecimentos para orientar a população rural”, explicou.

“O curso foi de muita riqueza em conhecimento sobre a doença, uma vez que eu nunca tinha ouvido falar sobre ela. Aprendemos todo o processo que um profissional de saúde precisa saber sobre o assunto abordado no curso”, complementou.

Dulcineide Souza, agente de Controle de Endemias e responsável técnica pela área de educação e comunicação em saúde da Diretoria de Vigilância e em Saúde.

A “Doença da Paca” é uma doença negligenciada com a maioria dos casos do Brasil provenientes da região amazônica, sendo que no estado do Acre existe o maior número, com mais de 123 casos registrados.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

A campanha do Acre no Setembro Verde para incentivar a doação de órgãos

O Setembro Verde é um mês voltado para conscientização e incentivo à doação de órgãos,…

23/09/2024

Vídeo: fio solto corta pescoço e derruba mulher de garupa de moto; Imagens fortes

Uma mulher de 37 anos ficou ferida após ter o pescoço cortado por um cabo…

23/09/2024

VÍDEO: Policial Militar impede assalto em faculdade brasileira; saiba detalhes

Um policial militar da reserva evitou o que poderia ser um grande assalto em uma…

23/09/2024

‘Mansão, jatinho e carros de luxo’: confira o patrimônio de Gusttavo Lima, avaliado em R$ 1 bilhão

O cantor Gusttavo Lima teve prisão decretada na tarde desta segunda-feira (23), após ser alvo…

23/09/2024

VÍDEO: Dois homens morrem após perseguição com helicóptero policial a carro roubado; assista

Dois homens morreram após uma perseguição policial no último domingo (22), na GO-020, em Goiânia.…

23/09/2024

VÍDEO: Candidata a prefeita, Tabata Amaral discute com eleitor em evento de campanha; assista

A candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), discutiu com uma pessoa durante…

23/09/2024