A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que foram notificados nesta terça-feira, 20, mais dois casos suspeitos de monkeypox no Acre.
Com isso, o estado segue com um total de 37 casos notificados, sendo um confirmado, 32 descartados, 3 suspeitos e um com perda de seguimento, ou seja, quando não há registro de vínculo epidemiológico; ou quando paciente não realizou a coleta de exame laboratorial ou fez, mas a amostra foi inviável; quando teve resultado inconclusivo; ou ainda quando não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas.
O que é a doença
A monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. A enfermidade foi considerada emergência de saúde pública global em 23 de julho deste ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Sintomas
Erupções cutâneas, lesões em mucosas, febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos (ínguas), dores nas costas, dores musculares e fadiga.
O que fazer em caso de suspeita
O atendimento para casos suspeitos está disponível em qualquer unidade básica de saúde (UBS) ou unidades de pronto atendimento (UPAs). A rede conta com insumos para coleta de amostras das lesões cutâneas para análise laboratorial.
O Estado do Acre apresentou uma redução estimada de 25,45% nos índices de desmatamento na…
O Santos não mede esforços para acelerar a contratação de Neymar. Diante da descoberta da…
Elon Musk, CEO da Tesla e o homem mais rico do mundo, viu sua fortuna…
Dois homens brigaram na frente de um supermercado, em Goiânia, após a cadela do cliente…
Um homem conseguiu ‘driblar’ uma viatura da Polícia Militar em uma tentativa de abordagem dos…
Leonardo e seu filho Zé Felipe apareceram bebendo e fumando em um barco em Mangaratiba,…