Destaque

Pagamentos de bolsas, auxílios e despesas estão inviabilizados

A Universidade Federal do Acre (Ufac) informa que recebeu do Ministério da Educação (MEC) comunicado oficial referente ao Decreto nº 11.269 de  30 novembro de 2022 – que altera o  Decreto n° 10.961, de 11 de fevereiro de 2022 – Decreto de Programação Orçamentária e Financeira (DPOF), que por sua vez, dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma de execução mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2022.

 Dentre outras providências, o novo Decreto zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do MEC previsto para o mês de dezembro. Logo, o ministério não pode repassar recursos financeiros para universidades. Com isso, a Ufac não consegue pagar as bolsas e auxílios. Mas, a situação ultrapassa os prejuízos financeiros, impactando negativamente em vidas que dependem desse aporte para manter estudos e alimentação.

Além disso, sem financeiro, a Ufac não poderá também executar despesas como pagamentos de contratos de limpeza, luz, água, telefone, vigilância, fornecedores do Restaurante Universitário (RU), entre outras. E como terceiro orçamento do Acre, esse impacto será sentido diretamente na economia do Estado.

Para piorar a situação, o governo federal efetivou bloqueio de R$ 5,4 milhões, na quinta-feira, 1°, avançando sobre despesas que já haviam sido empenhadas, deixando as contas negativas. Como consequência, a Ufac não poderá executar qualquer tipo de despesa restante, ainda que emergencial, nem contratar processos licitatórios concluídos ou a concluir.

O atual cenário promovido pelo governo federal jamais foi vivido no mais de meio século de existência da Ufac. Por isso, a reitoria classifica esse momento como dramático, e se opõe totalmente a tal decisão irresponsável, tomada a um mês do final do atual mandato presidencial.

Desde o momento que a triste notícia foi anunciada, a equipe da Ufac busca a reversão deste cenário, a partir da união com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do apoio da bancada federal do Acre e de todos os outros meios possíveis.

Diante da drástica situação, a reitoria da Ufac reitera seu compromisso com a sociedade acreana neste momento tão difícil para a Educação Brasileira e manterá a comunidade interna e externa informada sobre a situação financeira da instituição neste final de ano.

 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Microplásticos encontrados na comida podem ser levados ao cérebro, diz estudo

Pequenas partículas de plástico chamadas de "microplástico", encontradas em comidas, poderiam migrar do intestino para…

30/04/2024

Bombeiro é atropelado por motociclista que empinava moto; veja o vídeo

Um bombeiro foi atropelado por um motociclista que passou empinando uma moto na frente da…

30/04/2024

O que está por trás do aumento de peso em crianças no Brasil

Estudo recém-publicado revela que excesso de peso se tornou um problema ainda mais grave entre…

30/04/2024

Jovens participam de ‘trend da gravidez’, e mulher desmaia ao ver resultado positivo

Jovens participam de 'trend da gravidez', e mulher desmaia ao ver resultado positivo. O post…

30/04/2024

Problema nos rins deve se tornar 5ª maior causa de morte no mundo

A doença renal crônica vem se tornando uma epidemia silenciosa e deve se tornar a…

30/04/2024

Vídeo mostra agressão de Ben Jor a fotógrafo; cantor foi a audiência no Rio

Jorge Ben Jor, 85, compareceu na manhã de hoje ao 5º Juizado Especial Cível da…

30/04/2024