Manchete

O plano de Rio Branco contra a fome e pela segurança alimentar

Bocalom quer criar uma usina de leite de soja para ampliar ações de combate à fome no município

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta sexta-feira (25), o I Fórum Municipal de Alimentação e Nutrição de Rio Branco e o I Fórum do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), no auditório do Palácio.

O objetivo do encontro foi falar sobre a segurança alimentar no município, com palestras voltadas para a importância do nutricionista no banco de alimentos municipal, além da importância do Restaurante Popular para a segurança alimentar da população e sobre a alimentação e nutrição voltadas para o Autismo, TDAH e outros.

De acordo com a nutricionista Maíra Hidalgo, o encontro visa realizar uma troca de experiências entre profissionais e acadêmicos da saúde, voltadas para o avanço contínuo da segurança alimentar na capital.

“Vamos debater algumas temáticas que não são tão abordadas nas academias e nas unidades de saúde, com temáticas que envolvem a nutrição, desde a nutrição da gestante a do idoso, perfazendo os de tabagismo, obesidade e todas as ações que são trabalhadas dentro da secretaria”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, explicou que a participação dos acadêmicos de nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do programa PET-Saúde, é de fundamental importância para enriquecer o debate. Assim como dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que executam o Saúde na Escola e, também, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), abordando sobre a nutrição do Restaurante Popular.

“Também estamos trabalhando com o Restaurante Popular, pois é importante levar nutrição e alimentação para quem precisa. Com a criação de mais dois restaurantes, estaremos levando alimentação saudável para mais pessoas”, enfatizou.

O prefeito Tião Bocalom falou sobre a relevância dessa discussão para o município e enfatizou que a prefeitura, por meio da Semsa, seguirá empenhada em continuar avançando na segurança alimentar dos rio-branquenses.

“Vamos fazer uma usina de produção de leite de soja, colocaremos ela para trabalhar e produzir em torno de 2 mil litros todos os dias, para serem fornecidos nos Cras e dentro da Saúde, pois sabemos que o leite de soja é muito nutritivo e importante na alimentação das pessoas”, disse.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

DescarboDesativação de usina térmica de Cruzeiro do Sul será como retirar de circulação mais de 95 mil carros

Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Estado, com 91,8 mil habitantes de acordo…

03/05/2024

Os motivos que levaram à queda do desemprego no Estado do Acre

O Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira, 1º, historicamente relembrou o movimento da categoria por…

03/05/2024

Com R$8,4 milhões em investimentos, Manoel Urbano e Rio Branco terão novas unidades básicas de saúde

O Ministério da Saúde anunciou no fim de abril investimentos de R$ 8,4 milhões em…

03/05/2024

Saúde usa Google para facilitar acesso aos postos de vacinação no Acre

O Ministério da Saúde e o Google anunciaram uma parceria para aprimorar o acesso às…

03/05/2024

“Instabilidade no sistema” leva Ufac a prorrogar matrículas no Sisu 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) anunciou a prorrogação do prazo para as matrículas dos ingressantes…

03/05/2024

“O negacionismo climático ameaça a vida”

Fiocruz -- A jovem mulher, negra, acreana, filha de um seringueiro e de uma dona…

03/05/2024