Notícias

Equipe federal investiga mortes de crianças no Acre

Diante da atual emergência em saúde pública no Acre, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) solicitou, junto ao Ministério da Saúde (MS), apoio de uma equipe de investigação de campo para auxiliar na apuração epidemiológica das síndromes respiratórias agudas graves (Srags).

A vinda da equipe está sendo coordenada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). No cronograma, os técnicos do MS se reuniram com as divisões e núcleos de vigilância, e nesta segunda-feira, 27, pela manhã, realizam uma conversa com a Secretaria de Saúde de Rio Branco.

“Os técnicos devem permanecer o tempo que for necessário para fazer todas as averiguações necessárias. Eles farão visitas à Secretaria Municipal de Saúde e unidades de saúde do estado onde está havendo atendimento de síndrome respiratória”, explicou o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Gabriel Mesquita.

Histórico
Segundo o boletim Info Gripe, da Fundação Oswaldo Cruz, desde a Semana Epidemiológica 19, de 8 a 14 de maio, 17 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo: AC, AL, AM, AP, CE, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC e SP.

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com o resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,2% para influenza A, 0,4% influenza B, 36,5% vírus sincicial respiratório, e 41,8% SARS-CoV-2 (covid-19). Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de 4,6% para influenza A, 0,7% influenza B, 6,6% vírus sincicial respiratório (VSR), e 79,5% SARS-CoV-2 (covid-19).

No Estado do Acre, este ano está havendo nas unidades-sentinelas a predominância de vírus sincicial respiratório (VSR), com 137 resultados positivos, em segundo lugar a influenza A (77 positivos). Nos meses de maio e junho, foram registrados nove óbitos em crianças entre 0 e 5 anos de idade.

No dia 17 de junho, o governo do Acre confirmou a abertura de uma sindicância para apurar e tomar providências administrativas referentes às crianças vítimas de síndrome respiratória aguda grave.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Assur Mesquita discorre sobre o mapa do trabalho, emprego e renda no Acre

Por Assurbanípal Mesquita* Estar trabalhando é uma condição que fortalece o interior das pessoas, melhora…

05/05/2024

Um calo no calcanhar dos caciques de Feijó

A GRANDE novidade da eleição em municípios do interior, está acontecendo em Feijó, onde o…

05/05/2024

Acre lidera em feriados remunerados no País; veja ranking e datas comemorativas

Por: Onlinecurriculo -- No dia 01 de maio é celebrado o Dia do Trabalhador. A…

05/05/2024

Produtor do Vale do Juruá cada vez mais qualificado no cultivo do café robusta amazônico

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou, entre…

05/05/2024

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no Rio Grande do Sul

As inundações e deslizamentos que atingem grande parte do Rio Grande do Sul em função…

05/05/2024

Governo Federal aprova marco legal dos jogos eletrônicos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta sexta-feira (3), o Projeto…

05/05/2024