Atualidade

“…e assim também se brinca”: lançamento dia 20/5 no Teatro do Sesc

O Serviço Social do Comercio – Sesc no Acre, realiza o Lançamento do Livro “…e assim também se brinca” e exposição do Artista Jorge do Amaral, que será realizada no dia 20 de maio de 2022, no Teatro de Arena do Sesc às 18h. Entrada franca.

O Artista

Jorge Carlos Amaral de Oliveira, nasceu no Rio de Janeiro, a 23 de Julho de 1952. Despertou para as artes no Estado do Acre. Abandonou o curso superior de Geografia para, a tempo integral, lançar mão das mais variadas formas de expressão artística e, através delas, gritar a sua indignação contra as injustiças para com as gentes e as matas. Ao profissionalizar-se nas artes cênicas, adoptou o pseudônimo de João Maiara. Em Portugal, onde morou por vinte anos, passou a ser conhecido por Mané do Café. Fez de tudo nas artes e ainda foi jornalista, professor e animador cultural.

A Obra

Os desenhos fazem parte de uma exposição itinerante que começou com o título “Café Criança”, em Rio Branco, AC, em 1993. Em Portugal, uma réplica dos desenhos ficou a cargo da Associação Cultejo que para além de várias exposições, produziu o CD ROM “Infantia”.

Em 2010 passou a ser produzida por Eliana Castela e as exposições acompanhadas de palestras e de oficinas de desenho e pintura com café. Em 2014, adotou o título “…e a gente brincava assim!” (nome do projeto de um livro da Editora Ensinamentos, de Brasília). Já esteve presente (em partes ou completa) em Bolonha, Itália; Havana, Cuba; Londres, Inglaterra; Avignon, Isle sur la Sorgue, Sait-Paul-Trois-Chateaux e Morrières-les-Avignon, França; Lousane, Suíça; Olivenza, Trujillo e Sevilha, Espanha; Amsterdam, Holanda; Loulé (Alte), Porto, Caminha, Castelo de Vide, Tondela, Marvão, Aveiro, Lisboa, Alcochete, Nisa, Peniche, Crato e Vila Velha de Ródão, Portugal e, para além de Rio Branco, em Boa Vista, Viçosa, Araxá, Rio de Janeiro, Petrópolis, Guararema e Santana de Parnaíba, no Brasil e, ainda virtualmente, n’A Estrebaria Artes, na Internet. Também deram azo ao cordel “A Gente Brincava Assim”, do poeta cearense, Stélio Torquato Lima.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da…

16/09/2024

Eleições SP: Datena se revolta com provocação e agride Pablo Marçal em debate; veja vídeo

Do IG ---   José Luiz Datena , candidato à prefeito de São Paulo pelo PSDB , participou de uma…

16/09/2024

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios em Grand Prix de Zagreb

O domingo (15) foi de três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de…

16/09/2024

Força Nacional do SUS reforça apoio ao Acre e Estados afetados por queimadas

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados…

16/09/2024

Público e renda do cinema brasileiro crescem o dobro em 2024

O fim ainda não chegou, mas até o início de setembro o cinema brasileiro já…

16/09/2024

É HOJE Segunda edição do Ficate começa nesta segunda em Rio Branco com espetáculo premiado sobre a história do Acre

A segunda edição do Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro (FICATE) começa nesta segunda-feira,…

16/09/2024