O relatório Viagens Sustentáveis 2022 revelou que o impacto das viagens continua sendo uma grande preocupação para a maioria das pessoas, com 90% dos entrevistados brasileiros afirmando que pretendem viajar de maneira mais sustentável nos próximos 12 meses. Além disso, o Brasil é o terceiro país que mais considera as viagens sustentáveis importantes (96% dos viajantes do país), aumento de 12 pontos percentuais em relação ao levantamento de 2021.
O estudo foi encomendado pela Booking e realizado em fevereiro deste ano de maneira independente, de forma online, com 30.314 entrevistados em 32 países e territórios. Os respondentes tinham mais de 18 anos, viajaram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, planejam uma viagem em 2022 e se declararam responsáveis ou envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem.
De acordo com o levantamento, 86% dos brasileiros dizem que estão mais propensos a escolher uma acomodação sustentável – estejam ou não procurando especificamente por uma. E dois terços (65%) dos viajantes do país afirmam que os esforços feitos por acomodações e provedores de transporte em prol do meio ambiente têm um grande papel na hora de decidir a contratação.
Dentre os 40% de brasileiros que não se hospedaram em uma acomodação considerada sustentável no último ano, 22% disseram que nem sabiam que elas existiam. Isso mostra que a conscientização está crescendo, mas muita gente ainda não sabe como encontrar esse modelo de estadia. Os brasileiros são a terceira nacionalidade que menos sabe onde encontrar uma hospedagem amigável ao ambiente, atrás de Hong Kong e Colômbia, e empatados com Índia e China.
Além disso, dois em cada cinco (41%) brasileiros admitem que não procuram ativamente pelas práticas sustentáveis de uma propriedade antes de reservá-la, mas que, se essa informação pudesse ser acessada facilmente, iriam analisá-la.
É um dado que reforça a importância de tornar as informações sobre sustentabilidade no turismo mais transparentes e compreensíveis para um público mais amplo.
Segundo a Booking, mais de 100 mil acomodações de diferentes partes do mundo reunidas na plataforma receberam o selo Viagens Sustentáveis concedido pela empresa, quase 7 mil apenas no Brasil. Além das instituições já reconhecidas oficialmente pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), Green Tourism e o EU Ecolabel, também foram incluídas as certificações da Green Seal, Nordic Swan Ecolabel, Green Hospitality Ecolabel, Ibex Fairstay, Fair Trade Tourism, LEED e Edge.
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou nesta sexta-feira, 22, a Portaria…
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), em parceria com a Secretaria Municipal de…
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial…
A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira (21) que voltou a oferecer a linha crédito…
Karolina Lopes junto com seu namorado foram visitar um amigo em outra cidade. Ele é…
O Orçamento Geral da União de 2024 terá um novo bloqueio em torno de R$…