Manchete

Nova operação policial consolida cerco eletrônico contra criminalidade no Baixo Acre

Diante dos bons resultados que estão sendo obtidos com a atuação da força-tarefa no Alto Acre, desde o dia 5 de abril, apontando expressiva queda no índice de violência naquela região, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) irá deflagrar, nos próximos dias, mais uma nova força-tarefa no interior do estado. Desta vez, para atuação na Região do Baixo Acre. O anúncio foi feito pelo diretor operacional da Pasta, coronel Ulysses Araújo, durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira, 2.

“Estamos obtendo um resultado positivo, no que diz respeito à diminuição de violência, principalmente no que concerne a questão de homicídio na região do Alto Acre, por essa força-tarefa, que é composta por todos os órgãos do Sistema Integrado da Segurança Pública, e a ideia do nosso secretário Paulo Cézar é que a gente venha agora atuar também no Baixo Acre, tendo como foco principal os crimes de roubo de veículos na região”, disse o diretor da Sejusp e coordenador da força-tarefa.

Ulysses adiantou que, na próxima sexta-feira, 6, a Sejusp estará inaugurando o cerco eletrônico na região do Baixo Acre, “que também vai ajudar muito na questão”. O coronel revelou que, ainda em fase de testes, a ferramenta já entregou resultado. “Tivemos um roubo de uma caminhonete no bairro Rosa Linda (Rio Branco), neste domingo, 1, e, imediatamente, foi acionado o 190. Então, o Centro Integrado de Comando e Controle já passou toda informação necessária e a lançou dentro do sistema. Minutos após, esse veículo passou pelo cerco eletrônico e já foi automaticamente identificado. Quando o sinal de alerta chegou, informamos à guarnição mais próxima da Polícia Militar e à Polícia Rodoviária Federal, que também estava na área, e, nessa operação conjunta, a caminhonete foi recuperada em menos de 2 horas”.

Outro fator preponderante para os bons resultados já alcançados pela força-tarefa no Alto Acre, segundo a cúpula da Segurança Pública acreana, é o uso de aeronaves nas operações policiais. 

Nesse sentido, o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Samir Freitas, revelou que sua equipe já contabilizou pelo menos 20 horas de voo na região do Alto Acre, atuando, principalmente, nos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, “onde realiza patrulhamento aéreo, direcionado às áreas de maiores conflitos, auxiliando as operações que ocorrem simultaneamente no solo”.  

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica…

29/09/2024

Antes que setembro termine; depressão, suicídio e redenção!

Aviso: Leitura para pessoas maduras emocionalmente, capazes de amar sem reservas, as que sabem que…

29/09/2024

A nova proposta do Acre para ampliar vagas no ensino integral em todo o Estado

Em reunião no Ministério da Educação, na última sexta-feira, 27/9, em Brasília, o presidente do…

29/09/2024

Campanha suja em Feijó

TODA vez que surge uma candidatura que navega fora do sistema e que se torna…

28/09/2024

O aniversário de Cruzeiro do Sul, a 2a maior cidade do Estado do Acre

Conhecida por suas ladeiras, arquitetura alemã e potencialidades turísticas, a segunda maior cidade do estado,…

28/09/2024

PISO DA ENFERMAGEM: valores de setembro já podem ser consultados; saiba quanto vem para o Acre

Os recursos complementares para o pagamento do piso da enfermagem referentes ao mês de setembro…

28/09/2024