Manchete

Fundhacre recebe mais de 40 caixas de instrumentais cirúrgicos

Danna Anute/Agência de Notícias do Acre –
Tratamento, assistência e atendimento direcionado, esses são os aspectos presentes na saúde da atual gestão. E o desejo do profissional atuante nessa área é ver o fluxo hospitalar normal, ou seja, com consultas acontecendo e cirurgias sendo realizadas. Com isso, nesta semana, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, recebeu mais de 40 caixas de instrumentais cirúrgicos.
O momento da entrega das caixas com os materiais cirúrgicos foi simbólico e faz parte de uma etapa do contrato com a empresa Bioplus, que já disponibilizou a primeira entrega de instrumentais e itens para cirurgias vascular, colecistectomia, amigdalectomia, pequena cirurgia, drenagem torácica, laparotomia, curetagem e histerectomia.
Caixa de drenagem torácica. Foto: Danna Anute
“Nós sabemos que a saúde é um bem de construção coletiva, e é por meio dessa visão que a atual gestão da Fundhacre, e com o apoio do governo do Gladson conseguiu melhorar a dinâmica estrutural do Centro Cirúrgico da unidade hospital, que precisava de recursos e materiais novos para substituir pelos instrumentais velhos, que estavam sendo usados há pelo menos 20 anos”, afirmou o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.
Na Fundação hospitalar, a exemplo, somente em julho de 2021 foram realizadas 449 cirurgias. Esse quantitativo implica as variantes do cenário pandêmico, e também está relacionado as condições do setor, que precisava de salas cirúrgica revitalizadas e materiais novos.
“A finalidade da entrega dos instrumentais cirúrgicos é substituir todos os materiais velhos e que já não estavam adequados para serem usados. As caixas novas darão uma nova qualidade nos procedimentos cirúrgicos, e conta com materiais modernos, isso é importante para assistência ao paciente, e promove a melhoria no sistema de saúde”, disse Duciana Araújo, diretora do setor de planejamento na Fundhacre.
A saúde acreana tem atuado com planejamento estratégico para zerar as filas de esperas por um procedimento cirúrgico, e a Fundação Hospitalar tem conseguido avançar nos processos assistenciais para que a população obtenha respostas, seja nos níveis ambulatoriais, em exames ou diagnósticos.
“A entrega das caixas com os materiais cirúrgicos faz parte de mais uma conquista da gestão para melhorar a qualidade de vida dos acreanos. Estamos vencendo as dificuldades, e com os recursos materiais entregues nos últimos anos já podemos começar um novo momento na saúde acreana”, relatou Tatiana Calixta, gerente do centro cirúrgico na unidade hospitalar.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro; no Acre, só Rio Branco

Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de 5.569 cidades que participarão das…

24/09/2024

São falsos conteúdos sobre a visita de assistentes do Cras para corte do Bolsa Família, diz MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), alerta os…

24/09/2024

Valor da produção da pecuária e aquicultura chega a R$ 156 milhões em 2023 no Acre

Em 2023 o rebanho total do Acre atingiu 8.018.079 cabeças, e representou crescimento de 4,9%.…

24/09/2024

A campanha do Acre no Setembro Verde para incentivar a doação de órgãos

O Setembro Verde é um mês voltado para conscientização e incentivo à doação de órgãos,…

23/09/2024

Vídeo: fio solto corta pescoço e derruba mulher de garupa de moto; Imagens fortes

Uma mulher de 37 anos ficou ferida após ter o pescoço cortado por um cabo…

23/09/2024

VÍDEO: Policial Militar impede assalto em faculdade brasileira; saiba detalhes

Um policial militar da reserva evitou o que poderia ser um grande assalto em uma…

23/09/2024