Covid-19: Fiocruz entrega 550 mil doses de vacina 100% brasileira

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou as primeiras doses da vacina contra a covid-19 da marca Oxford/AstraZeneca totalmente produzidas no Brasil. Com isso, a fabricação do imunizante não dependerá mais de insumos de outros países.

A Fiocruz entregou um lote de 550 mil doses ao Ministério da Saúde. A entrega faz parte do contrato celebrado entre as instituições e que prevê a disponibilização de 105 milhões de doses. Deste total, 45 milhões devem ser 100% fabricadas no Brasil.

O envio das primeiras doses foi marcado por um ato simbólico na porta do Ministério a Saúde. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, classificou a data como “marcante” para o Brasil por representar a liberdade da dependência externa.

“É um grande salto para o nosso país. Isso representa uma grande aposta no fortalecimento do complexo industrial da saúde, que é indissociável, para um país que há 30 anos apostou em construir o maior sistema de acesso universal e gratuito do mundo”, disse Queiroga.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, chamou o episódio de um “marco da autossuficiência brasileira”, que evidencia a atuação do Estado brasileiro e do Sistema Único de Saúde no combate à pandemia.

“Termos realizado uma transferência tecnológica desse porte em tão pouco tempo para atender a uma emergência sanitária só reafirma o papel estratégico de instituições públicas como a Fiocruz para o desenvolvimento do país e garantia de acesso com equidade a um bem público”, afirmou Trindade.

Transferência tecnológica
O processo de produção da vacina 100% no Brasil fez parte do acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio Oxford/AstraZeneca. O acordo teve início no ano passado quando a fundação ficou responsável pela finalização e pelo envase da vacina, mas ainda com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) oriundo da China.

Com a transferência de tecnologia, a Fiocruz obteve o conhecimento para começar a fabricação do IFA em solo nacional. O desenvolvimento teve início no ano passado. Foi preciso ainda obter autorizações juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

A campanha do Acre no Setembro Verde para incentivar a doação de órgãos

O Setembro Verde é um mês voltado para conscientização e incentivo à doação de órgãos,…

23/09/2024

Vídeo: fio solto corta pescoço e derruba mulher de garupa de moto; Imagens fortes

Uma mulher de 37 anos ficou ferida após ter o pescoço cortado por um cabo…

23/09/2024

VÍDEO: Policial Militar impede assalto em faculdade brasileira; saiba detalhes

Um policial militar da reserva evitou o que poderia ser um grande assalto em uma…

23/09/2024

‘Mansão, jatinho e carros de luxo’: confira o patrimônio de Gusttavo Lima, avaliado em R$ 1 bilhão

O cantor Gusttavo Lima teve prisão decretada na tarde desta segunda-feira (23), após ser alvo…

23/09/2024

VÍDEO: Dois homens morrem após perseguição com helicóptero policial a carro roubado; assista

Dois homens morreram após uma perseguição policial no último domingo (22), na GO-020, em Goiânia.…

23/09/2024

VÍDEO: Candidata a prefeita, Tabata Amaral discute com eleitor em evento de campanha; assista

A candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), discutiu com uma pessoa durante…

23/09/2024