fbpx

Friale mantém posição e não vê risco imediato de alagação

Davi Friale/O Tempo Aqui –

 O verão começou nesta terça-feira, exatamente às 10h59min (horário de Rio Branco), com o dia mais longo do ano e as noites, anterior e posterior, mais curtas. É o fenômeno conhecido como solstício do verão, quando o Sol fica, momentaneamente, posicionado mais ao sul da Terra.

    As chuvas de verão são características desta estação no Acre e na maior parte do Brasil, quando elas são quase diárias. Em Rio Branco, o primeiro dia desta nova estação começou com chuvas torrenciais, desde as primeiras horas. Às 13h, a temperatura, na capital acreana, era de apenas 24ºC, sendo a mais fria entre todas as capitais brasileiras.

CHOVE MUITO, NO ACRE, ATÉ QUINTA-FEIRA

    Até a próxima quinta-feira (23/12/2021), as chuvas não darão trégua no Acre. As mais intensas deverão ocorrer nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, com acumulados significativos, que podem passar de 100mm em alguns pontos.

    No vale do Juruá, as chuvas serão mais pontuais e passageiras, mas, em alguns momentos, poderão ser fortes.

TEMPO BOM, COM SOL E MUITO CALOR, VAI PREDOMINAR NO NATAL

    A incursão de ar um pouco mais seco, vindo do Saara e impulsionado por uma alta pressão atmosférica na região portuguesa das ilhas da Madeira e Açores, deixará o tempo muito quente, com sol e nuvens, na sexta-feira e no sábado. Nestes dois dias, as chuvas darão uma trégua, porém, se ocorrerem, serão rápidas e pontuais. Durante a noite do dia 24 para 25, não deverá chover no Acre, exceto em alguns pontos restritos, mas de forma rápida.

    Já, no domingo, dia 26, a incursão de intensos pulsos úmidos do Atlântico e a aproximação de uma fraca onda polar, deixarão o tempo instável, com alta probabilidade de chuvas intensas na maior parte do Acre, principalmente no leste e no sul do estado.

NÍVEL DOS RIOS SOBE BASTANTE

    As intensas chuvas dos últimos dias e as que ainda ocorrerão até quinta-feira farão o nível dos principais rios do Acre subir muito, podendo até se aproximar da cota de alerta em algumas cidades.

    No entanto, não visualizamos enchentes até o fim deste ano. Apenas o rio Tarauacá poderá atingir a cota de transbordamento, mas sem maiores consequências. Já, córregos, riachos e igarapés, como o São Francisco, em Rio Branco, poderão, sim, transbordar, mas de forma rápida..

    Confira, na tabela, o nível dos principais rios, às 13h desta terça-feira (21/12/2021), compare com o registrado no dia anterior e saiba qual a tendência de nível máximo até o fim deste ano, conforme nossas estimativas:

Cidade Nível atual Nível anterior Tendência até
o fim do ano
Rio Branco 10,7m 10,0m subir até 13,0m
Cruzeiro do Sul 10,5m 10,6m subir até 11,5m
Sena Madureira 9,4m 8,9m subir até 11,0m
Manuel Urbano 9,1m 9,5m subir até 11,0m
Tarauacá 7,1m 7,0m subir até 9,5m
Xapuri 7,8m 7,0m subir até 9,5m
Brasileia 4,7m 5,5m subir até 8,5m
Assis Brasil 4,7m 4,5m subir até 9,0m
Plácido de Castro 8,5m 8,5m subir até 9,5m
Neste artigo