Cidades

Tarauacá aprova PL que atuará no combate à violência doméstica

Projeto de Lei trata sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violências e grupos reflexivos de homens nos casos de violência doméstica contra as mulheres

A Câmara de Vereadores de Tarauacá aprovou a proposta de Projeto de Lei indicada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), que institui no município, o Programa de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar.

O projeto, que agora segue para sanção da Prefeitura de Tarauacá, trata sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violências e grupos reflexivos de homens nos casos de violência doméstica contra as mulheres. Ele tem a finalidade de provocar a reflexão, conscientização e ressignificação sobre o papel masculino e distorções que possam levar a potencial agressividade dos autores de violência, bem como a prevenção, combate e redução dos casos de reincidência de violência doméstica contra as mulheres. Com a PL aprovada, o município será o primeiro do Estado do Acre a ter instituído em lei o grupo reflexivo dentro das diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.

Nesta quinta-feira, 25, a juíza-auxiliar da Presidência, Andréa Brito, acompanhada do juiz de Direito Robson Aleixo, da Vara de Organizações Criminosas, e da secretária de Programa Sociais do TJAC, Regiane Verçosa, esteve na Câmara Municipal para agradecer aos vereadores pela aprovação da PL, em sessão na quarta-feira, 24. Na ocasião, a juíza-auxiliar representou a desembargadora Eva Evangelista, coordenadora da Comsiv.

Na oportunidade, a juíza enfatizou que o município terá outro cenário – quanto violência doméstica – quando o grupo reflexivo estiver em operação. Ela agradeceu a todos os vereadores e disse que, entre várias diretrizes, o programa proporciona a transformação e rompimento com a cultura de violência contra as mulheres, em todas as suas formas e intensidades de manifestação, além da desconstrução da cultura do machismo.

A PL foi apresentada pela vereadora Neirimar Lima, que na ocasião da agenda de hoje, estava em compromisso em Cruzeiro do Sul, mas o presidente da Câmara, Francisco Feitoza, ressaltou a importância da atividade no município e quando irá contribuir no combate à violência doméstica, principalmente na questão de reincidência.

A participação do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar no encaminhamento dos autores de violência, o estímulo a parcerias com instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Polícias Civil e Militar e entidades da sociedade civil são outros pontos que tratam da proposta.

A ação é fruto de articulação da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e faz parte da programação da 19 Semana Justiça pela Paz em Casa.

O programa terá como objetivos específicos:

Elaborar ações preventivas que possibilitem a reflexão sobre a violência contra a mulher;

Estimular, apoiar e desenvolver estudos e diagnósticos sobre a situação da violência contra a mulher;

Estabelecer, em parceria com as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, programas de formação e treinamento dos servidores públicos municipais, visando capacitar profissionais para atender as especificidades do problema da mulher em situação de violência;

Propor a celebração de convênios que digam respeito a políticas específicas, inclusive no âmbito da pesquisa e da formação de recursos humanos, relacionados à prevenção e combate a violência contra a mulher;

Gerenciar os elementos necessários ao desenvolvimento de suas atribuições, oferecendo apoio psicológico, jurídico e social a mulheres vítimas de violência e seus filhos, inclusive com abrigamento em local sigiloso e seguro, garantida a alimentação aos mesmos.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Com empate no topo, conheça os 10 maiores patrocínios do futebol mundial

Atual campeão espanhol, vencedor da última Liga dos Campeões da Europa e casa de três…

25/11/2024

Cuidado no posto: o que acontece se abastecer carro com combustível errado

Motorista conversando, sem prestar atenção, frentista distraído e de repente o inevitável acontece no posto.…

25/11/2024

Isopor: saiba do que é feito e se é possível reciclar

O isopor é um dos materiais mais presentes no nosso dia a dia como sociedade.…

25/11/2024

Vaca brasileira se torna a mais valiosa do mundo ao atingir mais de R$ 24 milhões em leilão; Vídeo

A vaca Carina FIV do Kado, da raça Nelore, se tornou a mais cara do…

25/11/2024

Vídeo: Cavalo é carregado em moto por duas pessoas; Confira as imagens

O registro foi feito na Avenida Abílio Augusto Távora, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.…

25/11/2024

Atualização da Carta de Serviços ao Usuário da Funai chega ao Acre

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu a terceira oficina de prospecção de serviços…

25/11/2024