fbpx

Testes de gravidez estão disponíveis em todas UBS de Acrelândia

A Prefeitura de Acrelândia através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza testes rápido de gravidez em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os interessados podem apresentar a solicitação médica ou de enfermagem nas unidades.

O objetivo da implantação dessa tecnologia é oferecer o acesso à detecção precoce da gestação, com acolhimento da equipe de Atenção Básica (AB) e orientações baseadas nas necessidades singulares de cada usuária.

Desta forma, as ações da equipe de Atenção Básica em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva serão ampliadas, possibilitando a detecção precoce da gravidez para início do pré-natal em tempo oportuno, identificação de situações oportunas para uso de anticoncepção de emergência: relação desprotegida, ocorrida em até cinco dias, em situação de gravidez indesejada; ocorrência de violência sexual.

A identificação e o atendimento de mulheres adultas, jovens e adolescentes em situação de violência sexual. A detecção de situações de risco para gravidez indesejada. A orientação para mulheres e casais com dificuldades conceptivas. A identificação de situações de exposição ao risco de infecção por doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV e hepatites virais com oferta dos testes rápidos para a mulher e parceria sexual.
PMA

Neste artigo