Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Duarte (MDB) que garante a disponibilização de profissional apto a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas unidades e órgãos de saúde da rede pública estadual.
De acordo com o projeto, o Executivo deve garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão de Libras e da tradução e da interpretação de Libras, assim, deverão promover a formação de profissionais tradutores e intérpretes de LIBRAS para disponibilizar esse atendimento em órgãos como: SAMU, HEMOACRE, Defensoria Pública, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e OCA.
Segundo o emedebista, a oferta de um intérprete de Libras nos órgãos possibilita a redução de barreiras na comunicação, garantindo um melhor atendimento e, consequentemente, o pleno exercício de direitos nos órgãos públicos.
“Esse PL foi pensado para garantir inclusão por meio do atendimento e tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva, pois sabemos das dificuldades enfrentadas por elas ao buscarem atendimento público ou privado. Mesmo a Libras sendo uma língua oficial do Brasil, não é totalmente difundida, então, elaborei esse PL para que no serviço público tenha intérprete em Libras”, afirmou Duarte.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Buscando conscientizar a sociedade sobre a relevância dos tributos para o desenvolvimento social e a…
No próximo domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional…
O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…
Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…
O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…
O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…