Manchete

Estratégias do Plano de Recuperação Verde da Amazônia são discutidas na COP26

A comitiva acreana participou na tarde desta segunda-feira, 8, da mesa de discussões sobre o Plano de Recuperação Verde da Amazônia (PRV), do uso da terra.

O evento foi realizado no estande do Consórcio dos Governadores da Amazônia, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow (Escócia).

O Acre é parte integrante do PRV e possui uma série de estratégias e eixos construído dentro da necessidade de promover mudanças capazes de combater o desmatamento ilegal e reduzir a emissão de CO2 alinhadas com as metas propostas na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

O evento contou com a presença dos membros da diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Serviços Ambientais (CDSA), Leonardo Carvalho e Rosangela Benjamim, a assessora técnica de projeto, Esmeralda Queiróz de Araújo e do chefe do Departamento de Áreas Protegidas e Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Dapbio/Semapi), Adriano Alex do Rosário.

O plano prevê estratégias de transição para uma economia verde para a região Amazônica, que seja compatível com o combate às desigualdades, com a geração de emprego e renda e com o crescimento econômico sustentável inspiradas nas melhores práticas internacionais respeitando as particularidades de cada região.

A execução do PRV se dará por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC) e a Companhia de Desenvolvimento dos Serviços Ambientais (CDSA), para desenvolvimento de iniciativas previstas no Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) voltado para o agronegócio com foco na cadeia produtiva da fruticultura, a exemplo do açaí e da piscicultura.

O PRV conta com a contrapartida de R$ 100 milhões de fundos públicos a serem divididos entre os noves Estados que compõem a Amazônia Legal.

O PRV conta com a contrapartida de R$ 100 milhões de fundos públicos a serem divididos entre os noves Estados que compõem a Amazônia Legal Foto: Marcos Vicentti/Secom
Além disso, o Estado possui ações vinculadas com os demais que compõem a Amazônia.

O objetivo é que se unam para desenvolver uma plataforma integrada de negócios amazônicos, baseados em bioeconomia, entre outras iniciativas.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Conheça Vinicius Souza, ex-jogador do Flamengo apontado como novo romance da cantora Anitta

Vinicius Souza se tornou um dos nomes mais comentados na web nesta quarta-feira (25), após…

26/09/2024

Por que Testemunhas de Jeová podem recusar tratamento com sangue? Entenda o que o STF decidiu

Testemunhas de Jeová podem recusar tratamentos médicos que envolvam transfusão de sangue de terceiros e…

26/09/2024

VÍDEO: Motorista perde controle e atinge duas pessoas em cidade baiana; uma das vítimas está em estado grave

Um grave acidente foi registrado na Avenida Luís Viana, em Santo Antônio de Jesus, cidade…

26/09/2024

Ana Castela causa polêmica ao ‘puxar orelha’ de pais de crianças durante seu show; Veja o vídeo

Ana Castela deu o que falar na web após “puxar a orelha” de alguns pais…

26/09/2024

Governo oferta mais de 300 vagas em cursos profissionalizantes para empreendedores do Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete),…

26/09/2024

Debatedores pedem ações conjuntas para enfrentar incêndios e mudanças climáticas

Em sessão de debates no Plenário na tarde desta quarta-feira (25), senadores e debatedores convidados…

26/09/2024