O Teatro Barracão Matias, localizado na regional Sobral em Rio Branco, tem uma grande relevância de serviços sociais e culturais oferecidos à população de Rio Branco, e, em especial, aos moradores da Baixada da Sobral: dança, música, capoeira, teatro, aula de violão e forró para a terceira idade estão entre as diversas modalidades que o Barracão dispõe para a população que viu todas serem suspensas por decorrência da pandemia.
Agora, após mais de um ano, o espaço volta a atender e a oferecer seus serviços gratuitos à comunidade. Nesta quinta-feira, 4, o Barracão recebeu a Associação de Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco (Amirb) e alunos do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário UniNorte. Os idosos puderam participar de atividades físicas e culturais, como canto e dança.
As atividades da Amirb são realizadas no espaço cultural e incluem teatro, dança, coral, além de esportes e, em breve, cursos e oficinas. Todos são voltados à melhor idade e buscam a qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos com familiares, além de servir como terapia ocupacional.
O coral dos idosos apresentou diversas músicas no auditório do teatro. Foto: Carol Lamar
A coordenadora da Associação, Raimunda Antunes, fala sobre o apoio do governo do Estado, que fortalece a Amirb. “Essa parceria nos fortalece, porque os idosos ficaram muito fragilizados nesse momento de pandemia. Muitos perderam familiares. A Associação está redobrando os cuidados com a pessoa idosa, trabalhando para garantir a qualidade de vida deles. Estamos tendo atividades de segunda a sexta-feira no teatro Barracão, com todos os cuidados exigidos pelos órgãos”, conta.
Dona Nazaré Amorim, de 67 anos, faz parte da associação desde junho e sofria com depressão e ansiedade. “Um dia eu liguei pra Raimunda, que eu já conhecia, conversei com ela e disse que tinha um sonho de ser voluntária. Ela me convidou e comecei a ajudar a Associação. Hoje eu sou outra pessoa, me sinto muito gratificada por poder ajudar quem passa por problemas como ansiedade e depressão. A gente torna as pessoas felizes, interagindo com outros da mesma idade. Fazemos isso por amor.”, relata.
O edital para a consulta pública aos horários das provas do Concurso Público Unificado da…
Neste sábado, 23, o Acre se despediu de uma de suas figuras políticas mais marcantes,…
Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…
No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…
A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…